Cidades da Baixada Santista assinam carta para enfrentamento da poluição no mar
12/10/2022Secretários municipais de Meio Ambiente da Baixada Santista assinaram acordo para construir ações conjuntas para o combate ao lixo no mar na região. O compromisso foi firmado no encontro intitulado ‘Ciência para a tomada de decisão’, que ocorreu nesta terça-feira (11/10), no campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Centro Histórico de Santos. A reunião faz parte do evento internacional da Unesco ‘Diálogos da Cultura Oceânica’.
A ideia é unir esforços para atuar de forma metropolitana em um problema que é comum às nove cidades da Baixada, explica o secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório. Como resultado do encontro, os secretários assinaram a Carta de Santos para o enfrentamento da poluição marinha.
“Nosso objetivo é desenvolver ações estratégicas para compreender o problema da poluição na Baixada e desenvolver esforços junto ao governo estadual para propor soluções para a redução da poluição”, explica o secretário.
As propostas preveem a construção de uma base de dados integrada com informações sobre lixo no mar na região, com a criação de uma rede de monitoramento dos resíduos encontrados para alimentar a base de dados.
Está prevista ainda a produção de um plano para o combate ao lixo no mar integrado regionalmente e que seja alinhado com o Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar (Pemalm) e com o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.
A ação também pretende incluir e incentivar maior diálogo com as universidades com o objetivo de promover mais interação entre a produção de conhecimento e a gestão pública.