Santos

Cidade recebe maior evento de inovações do litoral

01/03/2024
Depositphotos

Santos vai receber o maior evento de inovação do litoral paulista e se tornará a capital da tecnologia da informação. O Santos Summit é o encontro que irá reunir especialistas das áreas da tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade, será realizado de 7 a 9 de março no Parque Tecnológico de Santos (Rua Henrique Porchat, 47, Vila Nova).

O Summit irá reunir cerca de 200 líderes, visionários e especialistas para explorar o futuro da tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo. Por dia, são esperadas mais de 3 mil pessoas, com a expectativa de chegar a 10 mil nos três dias do evento.

Há ingressos gratuitos para estudantes e visitantes, que terão acesso às áreas abertas para visitação no Parque Tecnológico. O evento também contará com pavilhões temáticos e atividades paralelas na Pinacoteca Benedicto Calixto (Boqueirão), abertas ao público, e no Museu do Café (Centro Histórico) para investidores inscritos.

“Nosso objetivo é conectar as pessoas com líderes e visionários do setor, inspirando com ideias e projetos que estão redefinindo o futuro de maneira ética e sustentável.” destaca o diretor-presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt.

A abertura do evento está marcada para o dia 7 de março, às 9h, no auditório localizado no 5º andar do Parque, contando com a presença de diversas autoridades e atores do ecossistema de inovação.

No mesmo espaço, estão previstos painéis e palestras durante os três dias de programação, assim como no 2º e 7º pavimentos, onde também serão realizados os ‘pitches’ das startups – apresentações curtas e diretas para despertar a atenção de investidores.

Já no 3º andar, haverá estandes de empresas selecionadas e capacitadas pelo Sebrae, exposição de startups em estágios iniciais de operação (categoria Alpha), master classes (aulas com especialistas), laboratório multimídia para workshops e salas de reunião. E o 4º andar será destinado para estandes de empresas ligadas ao Porto e Negócios e exposição de startups em estágio de crescimento rápido (Growth) ou que estão buscando escalar suas operações (Scale Up), além das salas de reunião.

O credenciamento para ingresso do evento será realizado no andar térreo, onde haverá uma área de lazer e conveniência com feira criativa e food trucks (carros de lanches).

Entre as principais temáticas que serão abordadas pelos mais de 200 palestrantes do Santos Summit estão a Economia Azul – promoção de crescimento econômico com base na preservação dos ecossistemas marinhos e na sustentabilidade ambiental – e o ESG (sigla para Meio Ambiente, Social e Governança, no termo em inglês).

Estão previstos painéis e palestras sobre temas como Métricas ESG no Mercado de Capitais; Inovação e Investimento em Economia Azul; Comunicação Disruptiva; Tecnologia na Saúde; Porto e Políticas Públicas; Concorrência, Startups e Mercados Digitais; Comunidade e Relações Humanas e Uso de Python no Processamento de Dados, entre outros.

Alguns dos palestrantes confirmados são: Felipe Crinit, CEO da Rappi Brasil; Juliana Goes, jornalista, escritora e apresentadora; Dani Junco, fundadora do B2Mamy; Beatriz Bevilaqua, jornalista e comunicadora de startups; Ronaldo Christofoletti, presidente do Grupo Especialistas em Cultura Oceânica; Rodrigo Selback, apresentador e redator do Games e Profissões da Ubisoft.

Cultura Oceânica

Outra grande atração será a realização do evento satélite ‘Cultura Oceânica na Educação’, uma parceria entre o Programa Maré de Ciência da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que inclui a premiação da Olimpíada do Oceano. Também serão realizados durante o encontro o II Fórum da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica e o VI Fórum dos Jovens Embaixadores do Oceano.

O governo federal, por meio do MCTI, promoverá a 5ª Conferência Nacional de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação), que terá como tema ‘Desinformação, Inteligência Artificial e Algoritmos: Desafios de governança, regulação e educação midiática’.