Significados do Judaísmo

Chol HaMoed – Os Dias Intermediários de Pessach

03/05/2024
Reprodução

Pessach dura oito dias. Os primeiros dois dias e os dois últimos dias são dias de Festival completo, e os quatro dias do meio são Chol HaMoed. (Em Israel, Pessach dura sete dias, sendo os cinco do meio Chol HaMoed.)

Estes dias têm uma designação especial. Embora não sejam festivais completos, ainda são sagrados em relação aos dias normais. (Em Sucot também temos Chol HaMoed.)

Levítico refere-se a eles como mikra’ei kodesh, dias de santidade. Embora não existam proibições bíblicas contra trabalho ou viagens, os rabinos determinaram que o trabalho remunerado é proibido (você pode trabalhar se ocorrer perda material). Isto foi para distinguir o horário dos dias normais da semana e proporcionar maiores oportunidades para a Torá.

Lemos a Torá na sinagoga em cada dia intermediário, realizamos o serviço Mussaf (adicional) ordenado para o Shabat e Festivais e recitamos o Hallel parcial [Salmos de louvor]. Como apenas uma parte é dita no Shabat, que é um Festival completo, não podemos elevar um semi-Festival acima dele.

Durante o Chol HaMoed, as restrições habituais que se aplicam aos feriados judaicos bíblicos são relaxadas, mas não totalmente eliminadas.

Por exemplo, trabalhos que normalmente seriam proibidos no Festival são permitidos para evitar perdas financeiras ou se os resultados do trabalho fossem necessários para o próprio Festival. Trabalho para necessidades públicas também é permitido. Se alguém puder tirar férias do trabalho sem perdas financeiras durante esses dias, normalmente será obrigado a fazê-lo.

Nos dias de semana durante o Chol HaMoed, existem costumes diferentes sobre se os tefilin devem ser usados, refletindo a dupla natureza do dia. Muitas correntes de judeus Ashkenazi e judeus iemenitas os usam (como nos dias de semana), bem como aqueles que seguem a tradição lituana não chassídica. Judeus sefarditas, seguidores Ashkenazi do Vilna Gaon e a maioria dos chassidim, ou aqueles com ascendência chassídica, não o fazem (como nos festivais).

Shabat Chol HaMoed, um Shabat que ocorre durante o Chol HaMoed, é observado como qualquer outro Shabat em quase todos os aspectos. Em particular, as restrições habituais ao trabalho aplicam-se integralmente, como em qualquer outro Shabat.

Finalmente, Chol HaMoed tem uma característica alimentar. Você não precisa comer matzá, mas não deve jejuar. Antigamente, era costume adicionar gordura de frango aos ovos e às cebolas. Supostamente, esse costume já desapareceu da maioria dos lares, mas a comida é uma forma de aproximar as pessoas e permitir a alegria e a amizade.

Mendy Tal
Cientista Político e Ativista Comunitário

 

 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço