Gastronomia Santos

Chefs renomados apresentam pratos de diferentes culturas em Santos

22/07/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Além das apresentações artísticas, feira de Economia Criativa e praça de alimentação com comida brasileira, a tarde desta quinta-feira (21), nos Arcos do Valongo (Centro), também contou com aulas de gastronomia com chefs renomados de vários estados brasileiros. A atividade está inserida na programação cultural, que segue até domingo (24), paralela à XIV Conferência das Cidades Criativas da Unesco.

Foram quatro aulas, cada uma com plateia superior a 40 pessoas. Os chefs, escolhidos a dedo por serem os melhores do Brasil, foram auxiliados por alunos do Estação Bistrô Restaurante-Escola. O público pôde tirar dúvidas sobre os pratos e pedir uma série de dicas de culinária, além de ter provado cada uma das receitas, desfrutando de uma verdadeira experiência gastronômica.

A primeira Aula Show foi ministrada pelo chef Narbal Correa, que é referência em frutos do mar, e veio de Florianópolis (SC) – cidade que possui o selo da Unesco de Cidade Criativa em Gastronomia desde 2014.

O chef apresentou técnicas de aproveitamento total do camarão, criando receitas como croquete, caldo, patinhas de camarão fritas e camarão à milanesa, tudo utilizando apenas dois quilos da espécie rosa.

Caiçara
O segundo a entrar na cozinha foi o chef Eudes Assis, de São Sebastião (SP), que é especializado em culinária caiçara. Ele ensinou a preparar arroz com peixe seco, taioba refogada e banana-da-terra grelhada aplicando as técnicas que aprendeu com a mãe, ainda no Litoral Norte, e que aperfeiçoou com os estudos na França.

Minas
Direto de Belo Horizonte (MG), outra Cidade Criativa em Gastronomia, o chef Flávio Trombino trouxe um prato típico e um tanto desconhecido para quem não é mineiro: o Kaol, um bolinho de arroz com linguiça fora da tripa e ovo de codorna cozido.O público provou a iguaria, acompanhada de uma dose de Cachaça do Xapuri, invenção do próprio chef.

Paraty
Para finalizar a noite, o prefeito de Paraty (RJ), Luciano Vidal, se juntou aos chefs Laina Calixto e Gabriel Aroeira para ensinar quatro receitas:

Folha de batata-doce refogada com marisco; salada do ‘umbigo’ da banana com molho de ostra; feijoada de frutos do mar com feijão branco, marisco, polvo e lula; Camarão Casadinho, que é o camarão rosa ou branco recheado com farofa de camarão sete-barbas – receita típica da cidade fluminense, que também possui o selo de Gastronomia da Unesco.

O público ainda pôde experimentar a Caipirinha Jorge Amado, em homenagem ao renomado escritor, uma das ganhadoras do Concurso de Drinques realizado anualmente em Paraty. A receita leva limão, maracujá, gelo e a Cachaça Gabriela, à base de cravo, canela e gengibre.