Esportes

Centro Esportivo Pagão em Santos é reinaugurado com a presença de Clodoaldo

01/07/2022
Centro Esportivo Pagão em Santos é reinaugurado com a presença de Clodoaldo | Jornal da Orla

Uma grande festa para celebrar a nova conquista do futebol de várzea santista. Nesta sexta-feira (1º/6), o campo de futebol do Centro Esportivo Paulo César Araújo (Pagão), à Rua Bulcão Viana s/nº, Bom Retiro, foi entregue à população reestruturado e com novo e moderno gramado.

O novo gramado, agora sintético, é o mesmo tipo do aplicado no estádio Allianz Parque, do Palmeiras, hoje um dos principais campos da América do Sul: tem maior quantidade de fios, maior durabilidade e um eficiente sistema de drenagem para escoamento rápido das chuvas.

A reforma incluiu também a pintura das arquibancadas, novas traves e redes e telas de proteção.

A entrega do renovado campo contou com figuras ilustres da história do futebol: estavam lá os ídolos Clodoaldo, Manoel Maria e Negreiros, ao lado do prefeito Rogério Santos, que falou sobre o incentivo ao esporte. “Santos sempre foi famosa por seus campos de várzea, mas muitos deles foram tomados por construções. É importante preservarmos os que ainda existem. Ao elevarmos a qualidade desses espaços, contribuímos para a formação de novos jogadores e incentivamos o encontro entre as pessoas”.

Após a inauguração, a bola rolou com a partida de estreia entre Amigos da ZN x Amigos da Várzea (veteranos). Na sequência foi a vez da criançada bater bola no confronto entre Escolinha do Pagão x Escolinha da ZN (categoria sub-15).

Craques

Ex-volante do Santos entre os anos de 1965 e 1979, Clodoaldo iniciou sua carreira nos campos de várzea e salientou a importância de um campo com a nova estrutura.
“Comecei a minha carreira na várzea e sei da relevância de um campo como esse. Fico feliz ao ver um investimento desse porte na Cidade, que também vai auxiliar no desenvolvimento de novos projetos sociais e de futuros craques”, destacou o titular e campeão do mundo com a Seleção Brasileira na Copa de 1970.

Um dos nomes mais conhecidos da várzea santista, o atleta Rogério Macedo, 44 anos, o Tuche, foi outro que celebrou a chegada do novo gramado. “Já joguei bastante nesse campo, desde a minha época de infância. Hoje vou bater uma bola pelo Cruzeirinho e estou feliz demais por essa linda festa. Esse novo campo vai fortalecer a cena da várzea e promover muitos projetos sociais. Todo mundo vai ganhar com essa nova conquista”, salientou o morador do Rádio Clube.

Nova fase

Além disso, está prevista uma segunda fase de obras com reformas das arquibancadas, alambrados e vestiários, em um investimento de R$ 623.442,49. De acordo com a engenheira da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) Fabiana Garcia, o processo está em vias de ser enviado para licitação.

“Por conta do período eleitoral, a lei impede que o recurso seja enviado pelo Governo Federal entre julho e outubro. Por isso, a expectativa é de que a obra tenha início em novembro, quando a legislação libera que o recurso seja encaminhado. Como o prazo da obra são cerca de cinco meses, correndo dentro do previsto, será concluída em abril de 2023″, explicou.