Santos

Centro de Cultura em Santos recebe restauração

25/05/2023
Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

Os brises que servem para barrar a incidência direta do sol, e a estrutura de concreto que compõem a fachada do Centro de Cultura Patrícia Galvão em Santos estão sendo restaurados para impedir a deterioração natural causada pelo tempo. A obra no conjunto arquitetônico começou pela fachada frontal, onde está concentrada.

“Para verificar se o concreto está em boas condições é feito o teste de carbonatação que consiste em furar o concreto e injetar um produto que deve ficar na cor rosa. Se essa cor não aparecer é porque o concreto está deteriorado e precisa ser substituído”, explica o engenheiro Márcio de Mattos Fioroni, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações.

Já no caso de armações de aço expostas são feitas análises de dois testes. “Temos o teste visual e o teste de percussão com um martelo para verificar se o aço das armações já prejudicou o concreto de cobrimento. O som oco emitido após as batidas denuncia a oxidação do material exposto, que se quebra e é substituído”, completa o engenheiro Fioroni.

A construtora Mollinari, empresa que está executando a obra, deverá entregar tudo pronto em fevereiro de 2024. Os recursos para a obra, no valor de R$ 4,7 milhões, são de convênio com o governo do Estado, por meio do Dadetur 2021.

Um projeto contratado e desenvolvido pela equipe do arquiteto Júlio Katinsky – coautor do projeto de construção desse importante equipamento social de Santos – traçou as diretrizes do restauro que visa modernizar o equipamento em várias frentes: recuperação do Teatro Municipal, macrodrenagem e intervenções emergenciais.

Isso permitiu o planejamento das obras a serem realizadas em etapas, como a restauração das fachadas e brises, que vem sendo feita de maneira a não interferir no funcionamento do teatro. Trata-se da segunda fase de restauro do edifício que completou 45 anos no dia 10 de março.

Primeira etapa do restauro
A obra na cobertura do Teatro Municipal Braz Cubas abrangeu toda a área de 4,2 mil m² e foi entregue em 2022. O material utilizado na restauração vai proteger a cobertura contra rachaduras ou possíveis problemas de impermeabilização, provocados pelo movimento de pessoas ou equipamentos pesados, durante serviços de manutenção.

Foi utilizada manta de PVC e proteção mecânica, que é um revestimento em argamassa com uma camada final à base de poliuretano transparente, para ampliar a durabilidade da intervenção. O restauro da cobertura do Teatro Municipal teve investimento de R$ 2,1 milhões, oriundos do Estado, por meio do Dadetur.

O Centro de Cultura Patrícia Galvão é composto pelo Teatro Municipal Braz Cubas, Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss), além de salas diversas para aulas de artes, teatro, música, dança e outras expressões, e salas para administração. Possui ainda biblioteca, ateliê, área para exposições e área para estacionamento, totalizando mais de 2,3 mil m² de área construída em terreno de 12,5 mil m².