Mundo Pet

Cavalier King Charles Spaniel, Chico é o novo mascote do Jornal da Orla

24/06/2022
Cavalier King Charles Spaniel, Chico é o novo mascote do Jornal da Orla | Jornal da Orla

O extenso nome faz jus ao tamanho da fofura que é o Cavalier King Charles Spaniel. E também nos dá uma dica do local onde os primeiros cães da raça ficaram famosos: Reino Unido. Em terras tupiniquins, a raça conquistou muitos amantes pela pelagem marcante, orelhas longas e os olhinhos de pidão. As características e o comportamento dócil e brincalhão foram fundamentais para que a equipe do Jornal da Orla, carente de um companheiro desde a morte do labrador Ygor, escolhesse a raça para o seu novo mascote: o Chico.

Origem
Variedade dos cães Spaniel, o Cavalier King Charles Spaniel fez parte da corte europeia no século XV e acabou caindo nas graças do rei Charles II – daí o antes somente Cavalier ganhou sobrenome real. A fama era tanta que eles estão imortalizados nas artes de retratistas renomados, como Van Dyck, Titian, Stubbs, Landseer e Gainsborough.

No Brasil, um dos principais especialistas na raça é Canil Frandel, localizado em São Paulo e considerado pela Confederação Brasileira de Cinofilia o melhor criador do país. Lá, os cães brincam em área verde com mais de cinco mil metros quadrados e são monitorados por um circuito de câmeras de segurança. No site www.frandel.com.br é possível saber mais sobre o canil, conhecer as instalações, higiene e saúde dos animais e ainda conferir a disponibilidade de filhotes.

Comportamento
O cãozinho desta raça é curioso, tem bastante energia e adora brincar. Com temperamento amável, ele se dá bem com pessoas de todas as idades, mas gosta mesmo é de ficar no colo do tutor. E se você está pensando em ter um em sua companhia, não se iluda comprando caminha e colocando-o para dormir fora do quarto: ele vai querer dormir na sua cama! Costumam ser verdadeiros lordes quando o assunto é destruir a casa, mas é bom não deixar nenhum chinelo dando sopa…

Saúde
O Cavalier King Charles Spaniel tem alguns problemas de saúde próprios da raça. Comum em cachorros em idade avançada (por volta dos cinco anos), o sopro no coração é uma condição que se manifesta com tosse, cansaço e língua roxa. É possível que seu cãozinho precise tomar remédios ao longo da vida assim que esses sintomas aparecerem.

Outra condição hereditária que os acompanha é a displasia do quadril, um problema causado pelo desgaste da cartilagem dos ossos e que pode fazer com que o animal fique manco ou perca os movimentos da região. Por causa dos pelos longos na região das orelhas, a umidade também é bastante comum na raça. É importante manter a higiene e ficar ligado em escamações ou inflamações.