Santos

Castelinho é reformado para abrigar o novo Centro de Lutas de Santos

03/06/2024
Nathalia Felipe/PMS

Um espaço de referência para atletas de alto rendimento e para iniciação em esportes como o judô, taekwondo, caratê, luta olímpica (wrestling), boxe e jiu-jitsu está sendo implantado em Santos. O novo Centro de Lutas vai ocupar o popularmente conhecido “Castelinho”, um dos blocos do Centro de Atividades Integradas do Município (Cais), na Vila Mathias (Av. Rangel Pestana, 150). A previsão é atender até 800 atletas.

O edifício está sendo reformado pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) para abrigar um espaço exclusivo com toda a infraestrutura que as modalidades necessitam.

“Santos tem o esporte em seu DNA, que, além da competição, traz valores como o respeito e a dedicação. O Centro de Lutas será um espaço para formar atletas, mas, antes de tudo, cidadãos. Investir no esporte é ter olhar atento à qualidade de vida e uma sociedade consciente, unida e participativa”, afirma o prefeito Rogério Santos.

O Castelinho será preparado para receber no pavimento térreo as áreas adequadas para as atividades de lutas como judô, luta olímpica e boxe. Está prevista a criação de espaços de apoio às atividades esportivas como a sala multiúso, de fisioterapia, vestiários e sanitários acessíveis.

No pavimento superior ficará o espaço do caratê, com sanitários e vestiários de apoio (acessíveis), além das áreas administrativas e técnicas. Duas escadas bem distribuídas, itens de acessibilidade como piso podotátil e corrimãos, e ainda um elevador permitirão a todas as pessoas o acesso seguro entre os pavimentos.

A reforma no prédio histórico envolve restauração e modernização de suas instalações, com o recente Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), novas instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia e lógica. O saguão de entrada foi projetado para contemplar também uma área de exposição.

A obra começou com serviços de limpeza e demolições. “Assim que concluirmos as demolições e limpezas, iniciaremos as instalações hidráulicas e a limpeza e restauração da fachada, pois trata-se de uma construção histórica com proteção pelo Condepasa, onde foram aprovados os projetos para a reforma do local“, diz a engenheira Bruna Carla Cerri Cunha, da Seobe.

A obra representa um investimento de R$ 1.595.772,06, recursos do Governo Federal, por intermédio do Ministério dos Esportes. Os serviços são executados pela JEA Construtora e Incorporadora.

Quando entrar em atividade a gestão do espaço ficará a cargo da Secretaria Municipal de Esportes (Semes). “O Centro de Lutas será um espaço de excelência em artes marciais, um equipamento de ponta que será utilizado para iniciação e formação de novos atletas, mas também pelos atletas de alto rendimento da Fupes”, diz o titular da Semes, Gelasio Fernandes.

O local contará com aulas gratuitas para a população santista. “Nós estamos trabalhando para atender, inicialmente, 800 atletas, será realmente um equipamento público inédito na Baixada Santista, que vai ter um papel importante para fomentar ainda mais o esporte na nossa Cidade”, explicou o secretário.

Santos é uma cidade esportiva, com atletas se destacando sempre em competições nacionais e internacionais. Incentiva a prática de esportes e busca a valorização dos seus atletas por meio de apoio e infraestrutura adequados para o treinamento.

Para a população em geral são oferecidas quase 30 modalidades esportivas: alongamento, basquete, handebol, vôlei melhor idade, judô, caratê, taekwondo, futebol society, futsal, ginástica, musculação, pilates solo, tai chi chuan, tênis de mesa, zumba, esportes adaptados, bike indoor, ciclismo, patinação, ioga, skate, hidroginástica, natação, nado sincronizado, polo aquático, e surf e bodyboard para iniciantes, terceira idade e pessoas com deficiência. Além disso, a cidade conta com espaços públicos para caminhadas e corridas.

As atividades são desenvolvidas em seis centros esportivos espalhados pela cidade (da Zona Noroeste, Pagão, Rebouças, M. Nascimento Júnior, Arena Santos e Parque Roberto Mário Santini), em 11 academias ao ar livre, em cinco postos de salvamento da orla (2, 3, 5, 6 e 7), e em três centros de convivência (Cecon Vida Nova, Isabel Garcia e Zona Noroeste). Confira endereços, horários e atividades oferecidas.