Sala de Ideias

Carnaval e Bebida Alcoólica

10/02/2023
Pixabay

Marielle Araujo

Chegou o carnaval! Época do ano para se divertir e dançar! Época também que, inevitavelmente, nos leva a beber mais do que gostaríamos. Mas e aí? Como lidar com toda a socialização associada ao carnaval, sem exagerar no álcool?

Bom, embora o álcool em si não seja tecnicamente saudável , há escolhas mais saudáveis ​​e conscientes que podemos fazer quando decidimos beber! Ou seja, quando ingerido com moderação, o álcool pode fazer parte de uma dieta bem equilibrada! Então fique ligado nessas dicas de para poder aproveitar o carnaval da melhor forma possível!

Dica número 1: Não apareça no bloquinho com o estômago vazio – Estar devidamente alimentado ajudará a diminuir a taxa na qual o álcool é absorvido pela corrente sanguínea, minimizando ou seus efeitos no organismo.Então lembre-se de fazer refeição completa antes de pular carnaval, com alimentos que tragam saciedade e sejam nutritivos e leves para evitar qualquer desconforto durante a folia. Abuse de saladas, opte por carnes magras e escolha frutas que de deem energia como banana, manga, abacaxi ou manga!

Dica número 2: Não seja o camelo da festa – O álcool é um diurético natural, o que significa que ele nos faz urinar mais do que o normal! Isso pode levar rapidamente à desidratação e consequentemente aumentar as chances datemida ressaca no dia seguinte! Portanto, beba bastante água antes de sair de casa. Além disso, durante a festa procure alternar seus drinks com um copo de água, issoajudará a minimizar os efeitos prejudiciais do álcool.

Dica número 3: Opte por bebidas alcoólicas com pouca adição de açúcar – Do ponto de vista nutricional, sabemos que o álcool é uma bebida calórica e com pouco valor nutricional. Para evitar o excesso de calorias, escolha bebidas com o mínimo de açúcar adicionado. Evite por exemplo, batidas com vodka, rum e coca-cola, gim e tônica – ou seja, qualquer coisa com refrigerante, leite condensado, suco ou água tônica.

Dica número 4: Se organize – Você sabia que o álcool pode atuar como um estimulante do apetite? Portanto, crie estratégias! Se for possível, leve de casa uma barrinha proteica ou um saquinho de oleaginosas para ter mais energia! Outra ideia é procurar restaurantes nas proximidades, então, se seus amigos quiserem comer alguma coisa, você pode sugerir um local onde você sabe que pode pedir uma opção mais saudável. Por fim, antes de sair de casa, coloque estrategicamente alguns lanches leves à vista, como frutas, patês, torradas, frango desfiado para preparar um sanduiche, entre outras coisas. Assim, sevocê chegar em casa com muita fome, já terá algo pronto para comer!

Dica número 5: Divirta-se! Pule! Cante! Dance! Sambe!  – Pular carnaval gasta calorias! E se o álcool fizer parte do seu feriado, lembre-se das dicas acima e apenas certifique-se de que ingerir bebida alcoólica seja uma parte ocasional e não regular da sua dieta!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marielle Araujo é nutricionista.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.