A 22ª edição do Carnabonde promete trazer alegria e nostalgia para os foliões no primeiro dia dos festejos de Carnaval. Abrindo os festejos de Santos, o evento inicia às 10h deste sábado (10) na Praça Mauá e irá homenagear o bloco ‘Raparigas do Último Gole’, que foi responsável por animar o Gonzaga por décadas.
A maior atração: o Bonde, traz uma decoração vibrante, alegre e divertida, remetendo ao bloco homenageado, criado pelo português Orlando Carlos Correia Tavares, popular Morgado, proprietário do bar “Último Gole Choperia”. A decoração traz inúmeras referências à Portugal, muitos Galos de Barcelos, azulejos portugueses, tonéis de vinhos, fitas e cores.
“Procuramos deixar o bonde como uma verdadeira casa portuguesa, trazendo ornamentos da cultura do país do Seu Orlando. O evento é uma maneira única e charmosa de celebrar o Carnaval em Santos, unindo tradição, história e diversão. É uma experiência que atrai moradores locais e visitantes, criando memórias especiais, homenageando figuras ilustres da nossa cidade, fortalecendo o espírito festivo de Santos”, disse o artista plástico André Leahun.
O bonde chega à Praça Mauá por volta das 15h e sai em cortejo pelas ruas do Centro Histórico às 15h30. O desfile seguirá o mesmo percurso da Linha do Bonde, partindo da Praça Mauá, seguindo pela Rua General Câmara, Rua do Comércio, Largo Marquês de Monte Alegre e retornando ao ponto de partida pela Rua Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco e Rua Cidade de Toledo.
Fantasias
As fantasias e adereços do Carnabonde deste ano foram confeccionados por voluntárias do Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS). São 21 fantasias que foram feitas pelas mãos de seis voluntárias que também irão participar do desfile durante o período de um mês, sob a orientação da professora de moda do FSS, Janaína Klein.
Uns descem e outros sobem
O período de carnaval pode atrair mais de 460 mil turistas a Santos. Durante os quatro dias de folia, a ocupação hoteleira deve registrar picos acima de 71%, conforme as reservas já realizadas nos estabelecimentos de hospedagem.
Os números foram apurados pela Seção de Pesquisa Turística (Sepesq), da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur). A concessionária Ecovias, que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, estima que vão descer a serra entre 335 mil e 515 mil veículos. Com isso, a Sepesq estima que Santos deva receber entre 301,5 mil e 463,5 mil visitantes.
Em pesquisa com 13 hotéis da Cidade (universo de 1,6 mil apartamentos), a Sepesq apurou que o pico de ocupação deve ocorrer entre sábado (10) e domingo (11), com 71,33%.
Os números ainda podem variar conforme a evolução das condições climáticas. Por enquanto, a previsão do tempo, predominantemente, indica calor e dias de sol com pancadas de chuva no final dos dias e à noite.
Além destes turistas, a Cidade deve receber grande fluxo de passageiros em trânsito dos navios MSC Grandiosa e Costa Favolosa (aproximadamente 2,5 mil, no sábado) e Costa Diadema (cerca de 700, no domingo).
A expectativa de grande movimentação também está no transporte rodoviário. Mais de 20 ônibus extras foram abertos pelas empresas que operam linhas na Rodoviária de Santos para atender pessoas que pretendem deixar a Cidade durante o carnaval. Os destinos mais procurados são a capital São Paulo, Campinas, Curitiba, Florianópolis e cidades do interior do Estado.
A expectativa da administração do terminal é de que o movimento de embarques seja 10% a 15% superior ao mesmo período do ano passado.
Por conta da movimentação esperada, a segurança no equipamento foi reforçada em 50%. Ainda para maior segurança dos usuários, serão intensificadas as rondas realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar.
Para quem vai viajar, as principais recomendações são: comprar passagem com antecedência, chegar cerca de 30 minutos antes do embarque, não esquecer documentos e estar atento às bagagens.