Política

Carla Zambelli e Ivan Sartori defendem golpe militar

30/11/2022
Reprodução de vídeo/ITV

A deputada federal Carla Zambelli (PL) e o desembargador aposentado Ivan Sartori defenderam um golpe militar para que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não assuma em 1º de janeiro.

Zambelli postou um vídeo no Instagram onde afirma: “Dia 1º de janeiro, senhores generais quatro estrelas, vão querer prestar continência a um bandido ou à Nação Brasileira? Não é hora de responder com carta se dizendo apartidário. É hora de se posicionar. De que lado da história vocês vão ficar?”

A seguir a parlamentar defendeu que os militares atendam aos pedidos dos bolsonaristas que estão às portas dos quartéis: “ Salvem a alma do Brasil”.

Sartori

Já o desembargador aposentado Ivan Sartori, que foi candidato a prefeito de Santos nas últimas eleições e não se elegeu deputado federal este ano, defendeu uma intervenção militar durante uma audiência no Senado nesta quarta-feira (30).

Na audiência, segundo o jornal O Estado de São Paulo, Sartori afirmou: “Perder a eleição, sim, faz parte do jogo. Agora, da forma como tudo ocorreu, sem paridade de armas, sem que respondam às questões levantadas pelos técnicos, sem que se permitam as investigações, isso não podemos aceitar porque temos efetivamente uma eleição que traz muitas dúvidas para todos nós e aí não podemos nos conformar com esse resultado”.

Sartori, ainda segundo o Estado de São Paulo, defende a aplicação do artigo 142 da Constituição, combinado com a lei complementar 97/99, que, segundo ele, “permite uma ação imediatas para que cessem essas arbitrariedades que nós estamos presenciando, que infelizmente vem sangrando e fazendo sangrar o nosso país”.

Ivan Sartori, que já presidiu o Tribunal de Justiça de São Paulo, é muito próximo do presidente Jair Bolsonaro.