Esportes

Caratecas de Santos brilham no Sul-Americano no Equador

25/04/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Os caratecas da Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes) Brenda Padilha (Sesi/Unisanta) e Marcos Oshiro (Associação Resistência/Unisanta/Santos FC) conquistaram medalhas no Campeonato Sul-Americano realizado entre os dias 21 e 24 de abril, em Guayaquil, no Equador.

Brenda ganhou duas medalhas na categoria Sênior: ouro por equipes, após vencer Colômbia, Equador e Chile e prata no individual, na categoria pesado (+68kg), vencendo as representantes da Venezuela e do Chile e sendo superada pela colombiana na final.

“Essa conquista foi muito importante para me manter como líder do ranking brasileiro e ganhar mais pontos no especial, pois o melhor colocado disputará os Jogos Sul-Americanos que serão realizados em outubro no Paraguai”, disse a carateca. Antes disso, ela disputará o Pan-Americano, em maio, no Caribe.

Marcos Oshiro disputou o campeonato no Sub-21, até 84kg. Para ganhar a medalha de prata, ele fez três lutas, vencendo duas e sendo derrotado na final para o chileno, atual bicampeão mundial.

“Foi uma luta bem disputada até o final e acabei empatando em 4×4. Mas como ele fez o primeiro ponto, acabou ganhando no desempate”, explicou.

Com o resultado, Oshiro garantiu a vaga para o campeonato Pan-Americano sub-21, que será realizado no México, no mês de agosto.

“Senti que minha experiência nesta competição me deixou ainda mais consciente de importantes detalhes de luta, que devem ser ajustados ou aprimorados, sendo de extrema importância para alcançar meu maior objetivo do ano, o Campeonato mundial na Turquia, em outubro”, completou.

Outras duas atletas da Fupes também disputaram a competição continental. Maria Victoria Fernandez ficou em 5º lugar no Sênior, até 55kg. No mesmo peso, só que no Sub- 21, Raphaela Arias foi eliminada no primeiro combate. Ambas terão que disputar a seletiva para os campeonatos pan-americanos de suas respectivas categorias.