A carateca da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Brenda Padilha (Sesi/Unisanta), conquistou a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano Adulto da modalidade, disputado no último final de semana, em Punta del Este, no Uruguai. Este é o quarto título continental da atleta da categoria kumite (+68kg).
A representante de Santos venceu na final a chilena Javiera Lavin e faturou a única medalha de ouro da seleção brasileira feminina no Pan. “Foi uma competição com nível muito alto. É muito gratificante ver que o trabalho que venho fazendo tem funcionando e me manter entre as melhores da Américas”, disse Brenda.
No ano passado, a lutadora da Fupes conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Além do tetracampeonato pan-americano, Brenda é tetracampeã sul-americana e hexacampeã brasileira.
PRÓXIMOS DESAFIOS
O próximo desafio de Brenda será o Brics Sports Games, evento multidesportivo que acontece entre os dias 12 e 23 de junho, em Kazan, na Rússia. A competição terá sua maior edição, com 29 modalidades e 60 nações convidadas.
No final de junho, ela também disputa o Campeonato Sul-Americano da modalidade, que acontece na Bolívia.
“São competições importantes, de alto nível, que ajudam a somar pontos no ranking mundial”, diz a atleta, que tem como principal objetivo disputar e subir no pódio no Campeonato Mundial, que acontece em 2025, em Cairo (Egito)
OLÍMPIADAS
Em 2021, o caratê foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Tóquio, incluído como esporte adicional. Brenda ficou perto de garantir a vaga para representar o Brasil no Japão.
Neste ano, o caratê não fará parte da programação dos Jogos de Paris. “Tenho certeza que estaria brigando pela vaga e por uma medalha para o Brasil. Infelizmente não estará nesses jogos, mas tenho certeza que o caratê voltará, pois merece esse espaço”, diz a atleta, que sonha com um pódio olímpico.