Saúde

Campanha em Santos alerta para prevenção das doenças renais

12/03/2024
freepik

O hospital Santa Casa de Santos organiza campanha de prevenção das doenças renais em comemoração ao Dia Mundial do Rim, celebrado em 14 de março. Nos dias 12, 13 e 14 de março, das 10h às 16h, a população terá acesso gratuito a serviços de aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicose e orientações dos profissionais de saúde da instituição.

A campanha, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, visa disseminar informações sobre a saúde renal e promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

O evento é aberto ao público e acontece em frente ao Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Santos.

Doenças renais têm tratamento

Estima-se que, no Brasil, cerca de 50 mil pessoas por ano com doença renal morrem precocemente, antes de ter acesso à diálise ou ao transplante. Por isso, neste ano, a Campanha do Dia Mundial do Rim tem como tema “Saúde dos rins (& exame de creatinina) para todos”. O intuito é reforçar a importância da saúde renal, bem como a necessidade de acesso universal ao diagnóstico e tratamento.

Portanto, as doenças renais são uma condição séria que têm prevenção. Principalmente, ao evitar fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, tabagismo e uso de certos medicamentos.

LEIA TAMBÉM

Instituto Nacional de Cardiologia alerta para aumento da obesidade