Metrópole

Campanha de vacinação contra gripe em Santos: a partir de 1º de Abril

30/03/2025 Mariana Nerome
Carlos Nogueira/ Arquivo PMS

A cidade de Santos começará a campanha de vacinação contra a gripe na próxima terça-feira, 1º de abril, com horário de funcionamento das 9h às 16h nas policlínicas do município, exceto nas unidades Martins Fontes, Valongo e Vila Nova. As doses já estão estocadas e os profissionais de saúde foram capacitados para a campanha.

Neste ano, o Ministério da Saúde incluiu dois novos grupos obrigatórios para a vacinação: crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, e idosos a partir de 60 anos, que representam 25% da população de Santos.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Além dos grupos obrigatórios, a vacinação estará disponível para puérperas, pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, população em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, membros das Forças Armadas, segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, funcionários dos Correios, população carcerária, funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, indígenas e quilombolas.

Estima-se que aproximadamente 270 mil pessoas em Santos pertencem a esses grupos.

ESTRATÉGIAS DE COBERTURA

A campanha adotará diversas estratégias para alcançar o máximo de pessoas possível. Entre as ações planejadas estão a realização de um Dia D de vacinação, cuja data está em definição, a aplicação de doses em eventos da Prefeitura e nas unidades municipais de ensino.

VACINAÇÃO DOMICILIAR PARA ACAMADOS

Pessoas acamadas têm direito a receber a vacina em domicílio. Para isso, é necessário, um cuidador ou familiar cadastrar o paciente na policlínica de referência, apresentando laudo médico e documentos pessoais. Pacientes assistidos pela Seção de Atendimento Domiciliar (Seadomi) já estão incluídos na programação automaticamente.

IMUNIZAÇÃO PARA RESIDENTES EM INSTITUIÇÕES DE IDOSOS

Instituições de longa permanência para idosos devem cadastrar seus residentes na policlínica mais próxima para garantir a vacinação de seus moradores.

ATUALIZAÇÃO DA VACINA

A vacina oferecida é trivalente, protegendo contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Sendo uma atualização necessária, é importante que aqueles vacinados no ano anterior recebam a dose deste ano para proteção contínua.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Para a vacinação, é imprescindível apresentar um documento com foto e comprovante de residência em Santos. Trabalhadores devem comprovar vínculo ativo com a instituição em que atuam. Gestantes devem portar a carteira de pré-natal e puérperas devem apresentar comprovante do parto recente. Pessoas com deficiência oculta devem utilizar o colar girassol ou apresentar laudo médico.