Saúde

Campanha alerta sobre cuidados com a saúde masculina

10/11/2023
Depositphotos

O mês de novembro destaca a atenção à saúde masculina com o início da Campanha Novembro Azul, um movimento global que ressalta a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), depois dos tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens brasileiros, com uma estimativa de 74 mil novos casos por ano, até 2025.

Na fase inicial, a evolução é silenciosa. No entanto, quando os sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em estágio avançado, o que dificulta a cura.

Segundo o urologista Fabio Atz, o câncer de próstata é um dos tipos de câncer mais tratáveis que existem. “Quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer de próstata é 90% curável. O principal fator para manter essa taxa de cura é o diagnóstico precoce por meio de exames de rastreamento, que incluem o exame físico (toque retal) e a dosagem do PSA, um exame de sangue”, enfatiza o médico.

Embora o Novembro Azul dê destaque ao câncer de próstata, o médico destaca a importante de conscientizar e chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos. “O homem não se resume à próstata. Falar sobre a saúde masculina envolve todos os aspectos, por isso a prevenção deve começar desde cedo.”

Sobre a doença:

O que é a próstata

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O que é o Câncer de próstata

É a multiplicação desordenada de células da próstata. No Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Principais sintomas

Dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com o estágio da doença em cada paciente.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco incluem histórico familiar (pai, irmão e tio), raça (homens negros têm maior incidência deste câncer) e obesidade.