A 13ª edição da tradicional Caminhada Outubro Rosa reuniu cerca de duas mil pessoas na manhã deste domingo (3), em frente ao Aquário Municipal, na Ponta da Praia, em Santos.
Organizado pelo Instituto Neo Mama e com apoio da Prefeitura Municipal, o evento integra o Calendário Oficial da Cidade e precisou ter a data remarcada devido à previsão de chuvas no fim de outubro. E, mesmo com uma garoa marcando presença neste domingo, a quantidade de pessoas chamou a atenção da importância da detecção precoce do câncer de mama.
A animação da caminhada do outubro rosa ficou por conta da bateria da União Imperial (Balanço Verde e Rosa), que divertiu os participantes com muita música durante todo o trajeto.
A aposentada Nair Queiroz, moradora de São Vicente que há dois anos concluiu tratamento de câncer de mama em Santos, marcou presença. “Venci a luta em 2022 e hoje estou aqui para relembrar a força desse evento. É uma ação importante pra chamar a atenção das mulheres, pois muitas não se atentam à causa”.
Moradora do Embaré, a psicóloga Thais Alves também salientou a importância da tradicional caminhada. “O evento é uma maneira de chamar a atenção de todos e unir mulheres das mais diferentes idades. Promover o debate sobre a prevenção é algo de extrema relevância na sociedade”, completou.