Santos

Câmara aprova solução para acabar com enchentes na ZN

06/10/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Por 20 votos a favor, contra apenas um contrário, a Câmara de Santos aprovou na quinta-feira (5), em segunda e última discussão, projeto que autoriza a Prefeitura a contrair um empréstimo de US$ 105 milhões para execução de um programa de macrodrenagem, acessibilidade, inovação e sustentabilidade que promete acabar com as enchentes que atormentam moradores da Zona Noroeste.

O Programa, denominado “Mais Santos” conta com apoio do governo federal e financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), e uma contrapartida da Prefeitura da ordem de US$ 26,3 milhões.

Consciente de que um eventual atraso na aprovação do empréstimo resultaria em danos à população, em especial aos moradores da Zona Noroeste, o vereador Paulo Miyasiro (Republicanos), presidente interino do Legislativo, acionou pela primeira vez o artigo 67 do Regimento Interno da Câmara – que versa sobre o colégio de líderes.

O colégio de líderes auxilia o presidente na organização da ordem do dia. Dessa maneira, o projeto foi votado com rapidez.

Responsabilidade

Paulo Miyasiro disse que os vereadores agiram de forma responsável pois entenderam a importância do projeto para a cidade. “Não houve qualquer viés político, apenas votamos para o bem da população, após um intenso debate. Entendemos que esse aporte será fundamental para o prosseguimento do desenvolvimento da cidade e servirá, inclusive, para o próximo prefeito que for eleito”.

Paulo Miyasiro destacou que a votação em segunda discussão estava sendo debatida há algumas semanas, inclusive com a participação do secretário de Governo, Fábio Ferraz, que foi à sede do Legislativo para dirimir eventuais dúvidas dos parlamentares.

Segundo Miyasiro, os vereadores agora vão fiscalizar a Prefeitura para que o projeto seja executado “o mais rápido possível”. Dos 21 vereadores, apenas Fábio Duarte (Podemos) votou contra a aprovação do projeto.

Secretário destaca sensibilidade

O secretário de Governo, Fábio Ferraz, comemorou a aprovação do projeto e destacou a “sensibilidade” dos vereadores que “por amplíssima maioria, 20 dos 21 vereadores votaram a favor – frisou -, para que a cidade possa resolver, em definitivo, os problemas de alagamentos que nós temos na Zona Noroeste, além de outros ativos de natureza pública, de extrema relevância para a cidade”.

Ferraz adiantou que “o prefeito Rogério Santos continuará seguindo com esse projeto nas próximas fazes. E a expectativa é que a gente agora, fortalecido o diálogo com o governo federal e com o banco financiador, consiga assinar o contrato até o final do ano, realizando rapidamente o processo licitatório. O objetivo é iniciar as obras, já no primeiro semestre do próximo ano, e,  em especial, com as construções das novas estações elevatórias na Zona Noroeste”.