Símbolo da gastronomia de boteco e referência do cenário histórico, político e cultural desta Cidade, o Café Carioca celebra o seu 85º aniversário no próximo domingo, dia 24, data exata de sua fundação. Instalado na esquina mais charmosa do Centro Histórico, na Praça Mauá, coração do bairro, o estabelecimento ganhou fama pelos seus pastéis. E o carro chefe da casa tem destaque especial na comemoração: um novo sabor está sendo escolhido pelo público em votação nas redes sociais e será lançado na festa.
A partir das 13 horas a rua ao lado do Café se tornará o palco de uma grande roda de samba, com nove horas música ao vivo e boa gastronomia, a casa celebrará a resistência de empreender há 85 anos na Cidade, gerando 30 empregos e apostando no potencial turístico e de pungência caiçara. Roda de Samba do Ouro Verde, Velha Guarda da Vahia de Abreu com Ana Black, Monna, Julinho Bittencourt, Ederson Santhos, Fernando Negrão e a DJ Dani Castor são presenças confirmadas!
“Temos trabalhado incessantemente num Café Carioca que honra sua tradição, ao mesmo tempo em que inova. Os anos pós pandemia ainda seguem sendo um desafio pro comércio. Colocamos opções variadas de prato do dia com preços acessíveis, trouxemos opções de novos sabores ao nosso carro chefe: o pastel. Carne e queijo continuam sendo os mais pedidos, mas quem experimenta o salmão, o bacalhau, o camarão especial, e outros novos sempre se surpreende positivamente. Estamos ansiosos pra saber o sabor que nossos clientes vão escolher na Internet pro pastel dos 85 anos”, conta Luzia Aparecida Rodriguez Zimbres de Carvalho, filha do sócio José Rodriguez Fernandez, o Pepe, hoje com 93 anos. A programação comemorativa foi aberta no último dia 07 e pode ser acompanhada no instagram @cafecarioca.
De 24 de novembro de 1939 pra cá muita coisa o Café Carioca assistiu, como personagem vivo desta terra. Por lá passaram os grandes nomes da política, de Getúlio Vargas a Mário Covas e Dilma Rousseff. Esportistas, como Hortência e Pelé e artistas das mais diferentes áreas, como Patrícia Pillar, Alexandre Borges, Ary Toledo, Marcos Frota e muitos outros também já marcaram presença no local. Outros, como a atriz Letícia Colin, participaram de gravações, já que o espaço já serviu de cenário pra diversas gravações de séries e comerciais.
O Café Carioca viveu a época de ouro do café e do comércio do Centro Histórico. E se reinventa a cada dia com novidades para trazer de volta ao bairro as famílias santistas e receber a todos os turistas que nos visitam. A inserção da música ao vivo na rotina tem feito a diferença, sempre com couvert artístico gratuito. Seja no happy hour ao entardecer, nas feijoadas de feriados e domingos com roda de samba, ou na Segunda Deu Samba – uma roda de samba toda segunda-feira, inspirada no Samba do Trabalhador (do Rio de Janeiro), e que é o mais novo projeto querido da casa, o Café Carioca está sempre lá, democrático: portas abertas, fartura, qualidade, novidades no cardápio, valorização aos artistas da Cidade e foco no respeito às gerações que se sucederam. Quem for dia 24 vai ter todo esse gostinho!