Mundo Pet

Cachorros da Rainha Elizabeth: Corgis

16/09/2022
 Instagram Royal Family

Além de deixar sua marca registrada na História, a Rainha Elizabeth II era uma grande admiradora dos animais, especialmente, os cães. Desde a adolescência, a monarca teve aproximadamente 30 cachorros da raça Corgi. Mas o que eles têm que deixaram a Rainha tão apaixonada? Confira algumas curiosidades sobre a raça:

“Eles têm uma aparência ‘rebaixada’ e se assemelham às raposas, principalmente devido às suas orelhas compridas e eretas. O que poucos sabem, na verdade, é que os cães atuais da Rainha são os Dorgis, uma mistura de Dachshund com Corgis. Ambos são cachorros inteligentes e extremamente amorosos” explica a médica-veterinária da Petlove Jade Petronilho.

Originalmente, o Corgi – ou Welsh Corgi – foi criado para pastorear gado, ovelhas e até cavalos, mas rapidamente ganhou seu espaço como um animal de estimação, graças ao seu temperamento afetuoso, fiel e inteligente. A raça é muito adaptável e pode viver tanto em um quintal quanto dentro de um apartamento.

Suas pernas curtas, coxas musculosas e peito profundo permitem que os cães sejam firmes, ágeis e possuam uma energia pouco vista em cães do mesmo porte, tendo em média de 25 a 30 centímetros de altura e um peso de até 13Kg.

A pelagem dos Corgis é dupla e densa, podendo ser curta ou longa, com coloração zibelina, vermelho, preto, três cores ou fulvo, normalmente com manchas brancas em algumas áreas do corpo. Os pelos requerem pouquíssimos cuidados no dia a dia, sendo uma escovação semanal o suficiente para mantê-los saudáveis.

Jade comenta ainda que o Corgi tem duas variedades: o Pembroke e o Cardigan. Eles foram registrados como uma única raça até a década de 1930, apesar de muitos criadores acreditarem que ambos foram desenvolvidos separadamente e, por isso, deveriam ser duas linhagens distintas. Os dois tipos são bem parecidos, até mesmo em relação ao temperamento e habilidades de pastoreio, mas o Pembroke é um pouco menor e mais leve que o Cardigan.

Para quem estiver pensando em adotar um Corgi, a especialista lembra que, apesar de ser dócil e se adaptar bem a diferentes ambientes, o cão precisa de uma rotina de atividades diárias para manter sua saúde em dia, bem como ter um local tranquilo para poder descansar, longe de grandes agitações.