Gabriela Martinez
A pandemia global de COVID-19 impactou significativamente diversos setores da sociedade, e o comércio não escapou dessa transformação. À medida que nos recuperamos e nos adaptamos a essa nova realidade, o cenário do comércio pós-pandemia no Natal assume um papel crucial.
Ana e Caio Reis, proprietários e sócios de um comércio varejista no Shopping Parque Balneário acreditam que o crescimento na procura das vendas. “A loja está bastante tempo solidificada aqui, há 14 anos no comércio. Crescemos no ramo varejista, principalmente no digital, o e-commerce”, diz Ana.
“O comércio tem que pensar sempre em crescer para pode fazer sentido, estamos conseguindo alinhas com nossas expectativas de crescimento. Ainda temos alguns reflexos da pandemia, não 100% do mercado como era antes, mas por planejamentos e estratégias estamos tendo crescimento ano pós ano”, completou Caio.
Fernanda Rodrigues, também proprietária de um comércio varejista segue com a mesma linha de pensamento.
“Eu percebi um pouco de aumento nas compras em novembro, comparando ao ano passado por conta da Black Friday e outras promoções que acabamos fazendo para poder aumentar isso”, comenta a proprietária.
Os lojistas buscam conquistar novos clientes para o início do próximo ano, também atendendo as expectativas dos que já são fixos na loja.
A aposta da economia também é um dos principais fatores para 2024. “Apostando no crescimento da economia e no turismo que tem se instalado em Santos, hoje temos um grande número de cruzeiros e podemos aproveitar disso na nossa expectativa para ano que vem”, finalizou Ana Reis.
Gerente de marketing do Parque Balneário, Viviane Fernandes também tem expectativa de crescimento em relação as vendas natalinas. “Na época de Natal, sempre temos crescimento. Em termos de faturamento, temos um acréscimo de 5%, além do público que deve chegar em 30% a mais em dias comuns do ano. Temos a campanha de Natal e promocional, onde há um sorteio semanal de 3 vales compras no valor de 3 mil reais e um automóvel para esse fim de ano”, comenta a gerente.