Esportes

Brasil no Pódio da FIFA

20/01/2022

O ranking Mundial FIFA Coca-Cola 2021 foi divulgado há dias e mantém inalterado o pódio do ano anterior. A Bélgica ocupa o primeiro lugar, seguida do Brasil, com apenas 2,1 pontos de diferença e a fechar o top 3, a seleção francesa.

Assim, com 1828,45 pontos, a Bélgica em primeiro; o Brasil, em segundo lugar, com 1.826,35 pontos e, por fim, a França, em terceiro, com 1.786,15 pontos.

Se quiser acompanhar esta e outras informações num ambiente mais descontraído, pode neste artigo consultar as páginas especializadas, com foco nesta matéria, bem como calendários e resultados das principais modalidades esportivas mundiais.

Top 10 do Ranking Mundial FIFA/Coca-Cola

Para lá das três primeiras seleções mencionadas, seguem-se, em quarto lugar, a Inglaterra e em quinto, a Argentina, com 1755,52 e 1750,51 pontos, respetivamente.

A fechar a lista dos dez primeiros, o campeão da EuroCopa, Itália, com 1740,77 pontos, seguido de Espanha e Portugal, com 1704,75 e 1660,25 pontos e, por fim, a Dinamarca, com 1654,54 pontos e, seguido de muito perto, a Holanda, com 1653,73 pontos.

Note-se que, destas dez equipes, apenas duas ainda não foram apuradas para o Mundial de 2022: Itália e Portugal e uma delas não estará no lote final, já que ambas se vão desfrutar nos play-offs para assegurar um lugar em Qatar.

O Cálculo do Ranking

Este Ranking da FIFA existe desde 1993, porém em 2018 foi reformulado, para apresentar uma lista mais justa e transparente.

Esta nova fórmula SUM, ao invés da média de pontos em cada partida, como era calculado o ranking anteriormente, baseia-se no método de cálculo que soma e subtrai pontos em função do desempenho da equipe e de seus resultados, face aos oponentes e à importância da partida.

A fórmula do algoritmo SUM é a seguinte: «P = Pbefore + I * (W – We)», sendo P = Pontos; Pbefore = pontos antes da partida; I = pontos em função da importância do jogo; W = resultado do jogo e We= resultado esperado da partida.
Brasil, líder de Ranking

Independentemente do cálculo usado, ao longo destes anos de existência, a seleção canarinha lidera o Ranking Mundial da FIFA, com:

  • 12 primeiros lugares;
  • 4 segundos lugares;
  • 5 terceiros lugares

Em segundo lugar, neste total de pódios, está a Espanha – ainda assim, com um desempenho bastante inferior: seis vezes melhor equipe do ano; uma vez em segundo lugar e três vezes em terceiro.

Rankings e classificações à parte, o futebol e as seleções continuam a fascinar adeptos em todo o mundo