Brasil espanta zebra e garante vaga nas quartas de final ainda no primeiro tempo
05/12/2022Os quatro gols contra a Coreia do Sul foram convertidos logo no ínicio da partida
Após perder para Camarões e ver diversas derrotas de equipes favoritas, a seleção brasileira espantou o fantasma da “zebra” e assegurou sua vaga nas quartas-de-final ao golear a Coreia do Sul, por 4 a 1.
A partida foi disputada nesta segunda-feira (5), no Stadium 974, no Qatar.
A placar foi assegurado ainda no primeiro tempo, que terminou em 4 a 0 para o Brasil. A seleção do técnico Tite foi avassaladora desde o início da partida, abrindo o placar já aos 7 minutos.
Após boa jogada de Rafinha pela direita, a bola sobrou para Vini Júnior que, mesmo com a frente do gol congestionada por quatro defensores coreanos, chutou uma bola bem colocada e abriu o placar.
Cinco minutos depois, a seleção ampliou o placar após pênaltis sofrido por Richarlison. O atacante se antecipou na jogada e, ao roubar a bola, levou um chute do defensor da Coreia.
Neymar converteu com tranquilidade, colocando a bola no canto esquerdo do goleiro, que permaneceu imóvel.
O terceiro gol saiu aos 29 minutos, após linda troca de passes entre Richarlison e o zagueiro Thiago Silva. O “Pombo” fez três embaixadinhas com a cabeça, limpou o lance e passou para Thiago Silva, que tocou de volta, colocando Richarlison na cara do gol. O atacante chutou colocado para dentro do barbante e saiu para o abraço.
O massacre continuou aos 36 minutos, em um contra-ataque fulminante comandado por Neymar. O camisa 10 do Brasil serviu Vini Júnior na esquerda que colocou um balãozinho na área e encontrou Lucas Paquetá sozinho no meio da área. O camisa 7 pegou de primeira e arrematou o quarto gol brasileiro — o sétimo do Brasil na Copa.
No segundo tempo, a equipe de Tite claramente reduziu o ritmo e não procurou tanto as jogadas ofensivas. Mas, por conta disso, acabou levando alguns sustos.
Logo aos 2 minutos a Coreia assustou o Brasil com lançamento em profundidade para Son, o atacante mascarado. Ele tentou colocar no canto esquerdo da meta brasileira, mas o goleiro Alisson bloqueou o ângulo, a bola bateu em seu ombro e foi desviada para escanteio.
A Coreia descontou aos 31 minutos com um chute forte de Paik Seungho de fora da área. Antes de entrar, a bola ainda resvalou na canela de Richarlison, tirando qualquer chance para o goleiro Alisson defender.
Aos 34 Tite substituiu o goleiro Alisson, dando oportunidade a Weverton o gostinho de disputar a uma Copa do Mundo.
Aos 43 do segundo tempo, Martinelli levou a jogada para a linha de fundo, na ponta esquerda, e inverteu o jogo para Daniel Alves. O lateral tentou provar que não foi convocado apenas para tocar pandeiro e buscou fazer gol em um voleio, mas a bola foi bloqueada pela zaga e saiu em escanteio.
Semifinal
O Brasil volta a jogar na sexta-feira (9), às 12h (horário de Brasília), disputando as quartas de final contra a Croácia (equipe que venceu por 2 a 0 no jogo de estreia, pela fase de grupos).
A partida vale uma vaga na semifinal, que será disputada na terça-feira (13), às 16h, contra o vencedor de Argentina X Holanda — jogo que também acontece na sexta-feira (9), mas às 16h.