Santos

Bondes elétricos em Santos completam 114 anos

28/04/2023
Fundação Arquivo e Memória de Santos

Santos comemora 114 anos do início do serviço dos bondes elétricos no dia 28 de abril. O meio de transporte vive na memória afetiva de muitos santistas e se transformou em atração turística no Centro Histórico.

No início do século 20, a princípio, Santos crescia de forma acelerada por conta da força do comércio cafeeiro. Dessa forma, precisava de um transporte condizente com o desenvolvimento.

Em 28 de abril de 1909, a Companhia City inaugurou, então, a primeira linha com a nova tecnologia. A cidade promoveu uma grande festa, com as presenças de todas as autoridades regionais.

A primeira linha de bondes elétricos ligava Santos a São Vicente. O trajeto partia da Rua São Leopoldo e seguia pela Praça dos Andradas, Rua Amador Bueno e avenidas Senador Feijó, Rangel Pestana e Ana Costa. Chegando nas praias do Gonzaga e José Menino, rumava para o Itararé e Rua Frei Gaspar. Por fim, o ponto vicentino na Estação da City, onde hoje é a Praça Barão do Rio Branco, encerrava o trajeto.

Ao longo do trajeto, a população enfeitou residências e casas comerciais enquanto seis bondes cumpriram o percurso. A usina de força ficava na Vila Mathias. No local, havia a cocheira onde a empresa mantinha os burros que puxavam os bondes antigos. Além disso, era ali que também ficavam as máquinas movidas a vapor.

“O bonde elétrico era o que tinha de mais moderno no mundo. Os veículos eram importados. Foi uma onda de modernidade que aconteceu no País e que Santos acompanhou”, explica o historiador Dionísio de Almeida, da Fundação Arquivo e Memória de Santos.

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Bondes elétricos: o melhor transporte da América Latina

O serviço santista de bondes foi considerado um dos melhores sistemas de transporte público urbano da América Latina. A Cidade chegou a possuir a maior quilometragem de linhas por habitante do Continente: em 1917, era um quilômetro por 1.350 habitantes.

Posteriormente, após a fabricação de veículos e as inovações do reboque, articulados e fechados, os bondes elétricos em Santos deixaram de circular como meio de transporte em 28 de fevereiro de 1971. Assim, teve início a implementação das linhas de ônibus e do crescimento da frota de automóveis.

O bonde voltou aos trilhos como atração turística em 23 de setembro de 2000. Atualmente, atingiu a marca de dois milhões de passageiros, sendo um sucesso entre santistas e turistas.

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