O Bioguard, um jogo focado no sistema imunológico e vice-campeão da Game Jam – Desafio ODS, na edição do Santos Game Power Up, agora está disponível para usuários de computador (PC). Criado com o objetivo de abordar a incidência de tuberculose, o game foi oficialmente lançado, apresentando novos elementos que exigem estratégia e análise para impedir a invasão de vírus e bactérias no corpo humano.
Durante a Game Jam, realizada em um prazo de 72 horas, equipes de desenvolvedores se desafiaram a criar jogos voltados para a conscientização e enfrentamento da obesidade infantil, tuberculose ou hepatite A, B e C, temas alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os três vencedores não apenas receberam troféus, mas também tiveram seus projetos incubados na Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) e foram agraciados com bolsas de estudos de 50% na Universidade São Judas.
A versão final do Bioguard, disponível na plataforma Steam por R$ 9,99, conta com 18 fases. Os jogadores devem enfrentar ondas de ataques, adquirindo torres de defesa com a moeda do jogo, ATP. À medida que avançam, ganham “pontos de DNA” para comprar novas torres, habilidades e cartas para as próximas etapas. Estratégia é essencial para progredir em todas as fases, com cada torre e melhoria sendo eficaz contra diferentes tipos de vírus.
Para Alyson Monteiro, um dos desenvolvedores do projeto, a dificuldade do jogo, do gênero tower defense, é avaliada em 7 numa escala de zero a 10. Apesar da complexidade, as primeiras fases são mais simples para que os jogadores se adaptem à dinâmica do jogo, que incorpora elementos do gênero roguelite, permitindo aos jogadores aprender com as derrotas sem perder as conquistas.
Fomento à indústria de jogos independentes
A primeira edição do Santos Game Power Up reuniu centenas de desenvolvedores independentes da Baixada Santista. Alyson Monteiro, residente de São Vicente e desenvolvedor do Bioguard, iniciou sua jornada no desenvolvimento de jogos em 2018, estudando programação e combinando seus conhecimentos em arte digital para criar seus próprios projetos, além de trabalhar para outros desenvolvedores e estúdios de jogos brasileiros e internacionais.
A presença do jornalista especializado em jogos eletrônicos do Pixel Café, Renato Figueiredo, como membro da comissão julgadora da Game Jam, reflete o potencial da cena de desenvolvimento de jogos na região. Espera-se que o lançamento do Bioguard estimule uma nova edição do evento, atraindo mais desenvolvedores e apoiadores.