Saúde

Beneficência Portuguesa promove evento do Outubro Rosa no Rosinha Mastrângelo

26/10/2023
Edson Santana do Carmo

Nesta sexta-feira (27), o movimento de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, sai do Hospital Beneficência Portuguesa (HBP) e ganha espaço na arena do Teatro Rosinha Mastrângelo (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias) em Santos. Ingresso: um pacote de fralda geriátrica.

No Teatro, duas importantes atividades abertas ao público acontecem com início às 19h, uma roda de conversa com especialistas e um desfile com a participação de pacientes  em tratamento.

Roda de Conversa – Às 19h, acontece uma Roda de Conversa reunindo especialistas: oncologistas e outros profissionais especializados no atendimento oncológico como enfermeiros e psicólogos, representantes da Secretaria de Saúde de Santos e do CENIN – Centro Integrado de Assistência à Pessoas com Câncer, esclarecerão dúvidas sobre o câncer de mama, o  mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. É preciso ressaltar que o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença.

Participam da Roda de Conversa os oncologistas: Herbeni Cardoso Gomes, Sueli Monterroso da Cruz, Hilario Romanezi Cagnacci e Carlos Barradas, o psicólogo Cláudio Scherer, as enfermeiras Yasmim Araújo Braz e Jaciara da Silva, todos do HBP; Dr. Diogo de Abreu  Barrios, da Fundação Lusíada (mantenedora da primeira Faculdade de Medicina de Santos); Denis Valejo, secretário adjunto de Saúde de Santos  e representantes do CENIN. A mediação estará a cargo do presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência, Ademir Pestana.

Desfile da Superação – Às 20h15, no mesmo local, será realizado o 4º Desfile da Superação uma ação promovida pela Beneficência Portuguesa que já se tornou uma tradição, reunindo pacientes em tratamento ou em acompanhamento no Serviço de Oncologia do hospital e que neste ano conta também com representantes do CENIN e do Instituto Neo Mama.

Superação é a palavra de ordem na vida dessas mulheres guerreiras que enfrentam a doença com determinação e foco na recuperação, superando as inúmeras barreiras deixando na caminhada em busca da vitória sobre a doença, inúmeras lições de vida. Enquanto desfilam na passarela, em um telão, as histórias de superação.

A organização e realização da programação referente à campanha Outubro Rosa na Beneficência Portuguesa é do  Setor de Humanização do Hospital, que para o Desfile da Superação, conta com a parceria de profissionais  como Verônica Scavone, da Oficina By Clô Modelos, Conceito.ALL, equipes profissionais da Cosmopolitan Hair Dresser; lojas Outlet Grão Pimenta e Espaço da Moda e ainda, TECH Sound Eventos e Agência de Viagem Trem da Alegria.

INGRESSO – UM PACOTE DE FRALDA GERIÁTRICA