Saúde

Beneficência Portuguesa de Santos: 164 anos de dedicação ao próximo

25/08/2023
Edson Santana do Carmo

Um dos principais hospitais da Baixada Santista, a Sociedade Beneficência Portuguesa de Santos completou, em 21 de agosto, 164 anos de uma história que alia tradição e adaptação às tecnologias ao longo do tempo, sem perder seu principal valor: o cuidado com as pessoas.

Fundado em 1859 por um grupo de 20 portugueses liderados por José Joaquim de Souza Airam Martins, o hospital tinha por objetivo dar assistência aos portugueses sem parentes e sem dinheiro que chegavam ao porto da Vila de Santos.

As constantes epidemias de febre amarela, varíola, tuberculose na cidade à época foram o que motivaram a construção da primeira Benê (como é carinhosamente chamada pelos santistas), no Centro. O apoio da comunidade portuguesa foi fundamental para mudança do equipamento para o terreno onde ele está até os dias de hoje, em um prédio de arquitetura icônica e importância histórico-cultural, na avenida Bernardino de Campos.

A Beneficência acompanhou não só a história como também a expansão de Santos e da Baixada Santista, ampliando e inovando no atendimento conforme as transformações e novidades da tecnologia na área médica. Além de parcerias com o poder público e universidades, mantém os Hospitais Santo Antônio e Santa Clara.

Tecnologia de ponta para ala SUS

Para celebrar os 164 anos, nesta semana, a Beneficência inaugurou, em parceria com a Fundação Lusíada, a Ala de Internação exclusiva para pacientes do Sistema Único de Saúde.

A nova unidade possui 28 novos leitos e oferece apartamentos equipados com camas elétricas, iluminação especial para facilitar o atendimento médico e da equipe de enfermagem, ponto para hemodiálise e aparelho de TV. Há ainda sala destinada aos médicos, sala de aulas para estudantes da Faculdade de Medicina, entre outros setores.

O presidente da entidade, Ademir Pestana, montar a nova ala traz benefícios para a cidade. “A Fundação Lusíada vai levar os seus especialistas, doutores e professores e residentes médicos. Quando você tem especialistas na área, diminui resultados de exames, porque eles analisam o diagnóstico mais precisamente. A média de ocupação também diminui. Há um giro maior de leitos”.

Pestana destaca a importância de parcerias entre o hospital e instituições de ensino. “É uma parceria inteligente, que não vai parar por aí. A gente está buscando construir um prédio maior, que poderia ter, de um lado, a faculdade de Medicina, e do outro, um prédio da Beneficência Portuguesa. Posso afirmar que essa nova ala SUS é a melhor do Brasil”.

Humanização no atendimento

O atendimento humanizado é uma das principais características da Benê, que realiza, desde atividades culturais, como apresentações musicais e de dança, missas e tour histórico, até acompanhamento nas casas dos pacientes.

“É um trabalho contínuo, desde a visita aos pacientes, que chamamos de Café com o Presidente. Eu estou com 399 visitas e faço isso desde 2028. Tivemos o Dia da Beleza, para pacientes em dia de alta. Participamos de todas as campanhas preventivas, como Outubro Rosa e Novembro Azul. Temos as visitas de pets também. E recebemos outras entidades que vêm conhecer nosso atendimento humanizado”, conclui.

Confira a participação do presidente Ademir Pestana ao Orlaplay