Santos

Barreiras flutuantes combatem lixo no estuário

03/05/2024
Carlos Nogueira/PMS

Com a iniciativa de conter o despejo de resíduos no estuário de Santos, uma ação está em curso no Rio São Jorge. Graças à instalação de barreiras flutuantes sob o Viaduto Mariângela Duarte, no São Manoel, parte do lixo que antes poluía a região está sendo interceptada. Este avanço é resultado direto da Operação Enrede, lançada nesta sexta-feira (3) pela Prefeitura de Santos em parceria com o Instituto Nova Maré, Bluekeepers, e com o apoio da Braskem, Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA.

Além de deter o despejo de resíduos sólidos no manguezal, a Operação Enrede tem como objetivo central promover a conscientização ambiental na comunidade local. Nycolas Gomes, gerente geral da iniciativa, destacou que a barreira flutuante inicialmente possui 20 metros, mas será ampliada para 80 metros nas próximas semanas, fortalecendo ainda mais sua eficácia.

As barreiras são construídas com tambores recicláveis, combinados com redes de pesca reutilizadas e tratadas pela OS Marulho. A cada dia útil, de segunda a sábado, o material retido nas barreiras flutuantes é removido. Em períodos de maré alta ou chuvas intensas, a frequência de limpeza aumenta, garantindo a eficiência do sistema.