Economia

Bares e restaurantes esperam aumento de 25% no movimento durante o Carnaval

11/02/2025 Da Redação
DIVULGAÇÃO/PMS

Com o aumento do público, as expectativas financeiras também são altas e o setor espera um crescimento significativo no faturamento em relação ao ano passado

 

Menos de um mês para o Carnaval e o setor de bares e restaurantes da Baixada Santista prevê aumento de 25% no movimento durante os festejos em relação ao mesmo período do ano passado. A projeção é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Baixada Santista). O otimismo é reforçado pelo fato de que a festividade ocorre em março, entre os dias 1º (sábado) e 4 (terça-feira), o que proporcionará uma temporada mais longa para o turismo receptivo.
Juntando as nove cidades, a região abriga cerca de 15 mil estabelecimentos, entre bares e restaurantes. E já é uma cena comum verificar que muitos deles ficam lotados, principalmente aos finais de semana, seja no almoço, happy hour ou jantar. “É um momento que muitas pessoas aproveitam para curtir, relaxar. Por isso, estamos muito otimistas com este movimento a mais. Além disso, muitos locais contam com decoração temática e programação musical”, afirma o líder institucional da Abrasel Baixada Santista, Luan Paiva.
Com a previsão de cerca de dois milhões de turistas vindo para a região, de acordo com as prefeituras, a expectativa no faturamento também é alta. Já o setor de entregas de alimentos (delivery) projeta 20% de incremento financeiro nos caixas, comparado ao Carnaval 2024. “Nos preparamos para receber da melhor forma todas estas pessoas, que vão ter uma infinidade de opções gastronômicas. E com tanta gente por aqui, estamos otimistas em relação ao aumento no faturamento”, destaca o responsável pelo setor de relacionamento da Abrasel Baixada Santista, Guilherme Karaoglan.
Giovana Mariani Ortega, do Matilde Bar, em Praia Grande, está muito confiante. “Em qualquer feriado, nosso movimento aumenta. Para o Carnaval, acredito que possamos chegar a um fluxo até 30% acima do nosso movimento normal de final de semana”.
Para receber esses clientes a mais, a empresária precisou contratar mais funcionários. “Já prevendo isso, colocamos mais pessoas, tanto na cozinha, quanto no balcão e até no atendimento do salão”. Aos finais de semana de temporada mais movimentados, a proprietária do Matilde chega a ter 23 trabalhadores na casa. Normalmente, são ao todo 15 funcionários.

PESQUISA NACIONAL
O otimismo do setor na Baixada Santista segue uma tendência nacional. Embora cada região tenha sua própria característica, e o Litoral Paulista sempre ser bastante procurado em feriados e pontos facultativos, pesquisa da Abrasel nacional, realizada entre 13 e 21 de janeiro, com 2.176 empresários do setor em todo país, aponta que 69% deles esperam faturar mais durante o próximo Carnaval. Comparado a 2024, 59% dos entrevistados acreditam que o crescimento deve chegar a 20%.

ABRASEL
O núcleo Baixada Santista da Abrasel foi criada no ano passado e está presente nas nove cidades da região. O foco de trabalho do órgão é levar aos empresários debates sobre questões importantes como: geração de empregos, equilíbrio financeiro, taxas de serviço mais atraentes, entre outras demandas.