O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Santos acontece quarta-feira (21) a partir das 22h30 na TV Thathi Band Litoral. Numa disputa acirrada, que deve ser definida apenas no segundo turno, conforme indicam todas as pesquisas de intenção de voto, o evento é uma oportunidade interessante para que os eleitores possam conhecer as propostas de cada um dos quatro candidatos.
Mas, afinal, qual a importância dos debates para a definição da eleição?
O Jornal da Orla ouviu a opinião de dois cientistas políticos renomados e especialistas em campanhas eleitorais: Alcindo Gonçalves, coordenador do Ipat (Instituto de Pesquisas A Tribuna) e Jairo Pimentel, diretor do Data Orla.
Confira abaixo o que eles pensam:
Alcindo Gonçalves
Debates durante o processo eleitoral incorporaram-se à rotina das campanhas eleitorais. Eles são, é claro, válidos e importantes, na medida em que permitem (ou deveriam permitir) a apresentação de ideias e propostas dos candidatos e a discussão entre eles. As regras desses debates, porém, não ajudam muito: pouco tempo para que cada um fale, interrupções frequentes, bate boca irritante, candidatos que buscam a notoriedade pelo exagero, de olho em imagens para redes sociais.
Debates influenciam o voto dos eleitores? Em tese, sim, e devem ser encarados com cuidado e atenção pelos candidatos. Mais do que aumentar intenções de voto, entretanto, a preocupação deve ser em não ter um desempenho desastroso nos debates. O caso Joe Biden ilustra bem isso. Melhor é sair ileso, mantendo a imagem e, é claro, os votos já conquistados.
Jairo Pimentel
O debate de TV entre candidatos à prefeitura de Santos é essencial para o eleitor, pois permite uma visão direta das propostas e habilidades de cada candidato, ajudando na decisão do voto. No entanto, a importância do debate não se limita apenas ao evento em si.
O corte dos melhores momentos, que os candidatos utilizam nas redes sociais, pode ter um impacto significativo na percepção pública. Essas edições são frequentemente feitas para destacar pontos fortes ou criar narrativas favoráveis, influenciando a opinião dos eleitores de maneira que pode ser mais impactante do que o debate ao vivo. Assim, os eleitores devem estar atentos tanto ao debate quanto à forma como ele é apresentado nas redes sociais para formar uma opinião bem fundamentada.