A Polícia Militar anunciou uma redução significativa nos índices de criminalidade na Baixada Santista durante a Operação Verão, que foi iniciada em 16 de dezembro em todo o litoral paulista. Até a última segunda-feira (6), o número de roubos caiu 40% em relação ao mesmo período de 2024.
A operação também resultou em avanços notáveis em outros aspectos da segurança pública, com um aumento de 47% no número de prisões, 50% a mais na recuperação de motocicletas e 77% a mais na recuperação de veículos, se comparado ao ano passado. No combate ao tráfico de drogas, as apreensões de entorpecentes tiveram um aumento impressionante de 229%.
Em Santos, a virada do ano foi marcada pela ausência de ocorrências criminais na orla da cidade, reflexo de um trabalho integrado e minucioso coordenado pela Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Segurança Pública. A Guarda Civil Municipal (GCM) desempenhou um papel de destaque, realizando uma atuação ostensiva tanto antes quanto durante as celebrações de fim de ano.