Baixada Santista

Baixada Santista recebe nova edição da APAS Experience

08/11/2024
Divulgação

Organizada e promovida pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), a APAS Experience Baixada Santista aconteceu na última quinta-feira, 7, em Santos, no Centro Espanhol.

O evento reuniu supermercadistas, fornecedores, indústria e autoridades da região no último encontro da série de eventos que percorreu o Estado de São Paulo ao longo do semestre, visando aproximar ainda mais os players do setor.

Estiveram presentes a vice-prefeita de Santos, Renata Bravo, além das secretárias municipais de Planejamento e Governança, Talita Santos, e Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino. A vereadora Audrey Kleys e o diretor executivo do Procon-SP, Luis Orsatti Filho, também compareceram.

Segundo Orsatti, a parceria entre APAS e PROCON-SP é fundamental para o desenvolvimento de boas relações entre o setor e clientes. “O segmento supermercadista é extremamente importante sob os pontos de vista econômico e social, já que tem uma força de trabalho enorme e uma questão consumerista importante. Em trabalho conjunto com a APAS, conseguimos, cada vez mais, prestar informação transparente à população e solucionar e prevenir possíveis problemas”, ressaltou.

O presidente da APAS, Erlon Ortega, destacou a importância da feira. “O papel da APAS é fazer negócio com o pequeno, médio e grande supermercadista. Estamos muito felizes em ver que o sucesso do evento, que cresceu e que recebe, nesta edição, o dobro de expositores em relação ao ano passado”, disse.

O diretor regional da APAS Baixada Santista, Antonio Carlos Rodrigues Filho, contextualizou os números que destacam a importância e potência do setor supermercadista na região. “Em 2023, os 1.296 estabelecimentos da Baixada Santista empregaram mais de 29 mil pessoas e faturaram R$ 14,3 bilhões. Nos municípios da região, o setor é responsável por 4,6% do faturamento total do Estado de SP e por 4,3% do total de empregados”, afirmou.

Responsabilidade Social

Em parceria com o Prato Cheio, Sesc Mesa Brasil e Amigos do Bem, a APAS se compromete, após os eventos, a doar todos os excedentes como alimentos e itens de higiene expostos. Em 2024, a APAS já acumulou 275 toneladas em doação. A meta inicial era de 100 toneladas. Na Baixada Santista, foram arrecadados 198 quilos.

“A APAS se preocupa fortemente em atuar para a valorização da cidadania e promoção da segurança alimentar no Estado. Além de ser uma porta de entrada no mercado de trabalho, o nosso setor é um verdadeiro ambiente democrático para todos os que o frequentam. E, por isso, considero a arrecadação de alimentos um dos pilares mais importantes da entidade”, comentou Paula Morgado Gomes Rodrigues, vice-diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Regional Baixada Santista.