Gabriela Martinez
Mais dez novos casos de Influenza Aviária foram registrados na baixada santista durante o mês de setembro. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a região soma cerca de 24 casos positivos, representando 58,5% do total de casos registrados no estado de São Paulo.
Com informações da Coordenadoria da Defesa Agropecuária, mais de 60 mil aves foram vistoriadas para a detecção da doença desde 5 de junho, dia que houve o primeiro caso positivo no Estado. Santos lidera o ranking estadual nos casos positivos para a doença, com 8 ocorrências.
De acordo com a CDA, não há registros de contaminações em humanos. O órgão também orientou os habitantes a não manipular as aves mortas ou com os sintomas no caso da doença, e que caso haja suspeita, ligar imediatamente as autoridades competentes.
De acordo com a Prefeitura de Santos, todos os que entraram em contato com as aves que apresentaram a doença, foram monitorados por 10 dias apenas por segurança, mesmo não havendo caso de detecção em humanos.