Dança

Bailarinas representam Guarujá na Argentina

30/08/2022
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Após viajarem até Santa Catarina, para participarem do maior festival de dança do mundo, em Joinville, chegou a vez das bailarinas do Instituto Cia Ballet Art Mesquita, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho irem para o Festival de Dança do Mercosul, que será na Argentina. Elas viajam no dia 7 de setembro e essa é a primeira vez que participam de uma competição fora do País. Os preparativos estão a todo vapor.

O Instituto teve dez coreografias aprovadas, entre balé clássico, jazz e contemporâneo. As apresentações solo serão: “Princesa Florin” e “Cura”, com a bailarina Marya Edhuarda (que trouxe uma medalha de bronze do último festival em Joinville); “Antes que seja tarde” e “Fragmentada”, com a Livian Fernandes; “Ápice da Loucura”, com a Emily Vitória; “Morada”, com a Rosana Borges; “Nada mais importa”, com a Ana Clara Veneziano; e por último, “Sobre o Vento”, com a diretora do Instituto, Letícia Mesquita.

“O sentimento é de felicidade, pois estou indo realizar meu grande sonho de adolescência, e participar de um grande festival como esse, aos 50 anos, representando meu País, minha cidade Guarujá e o Instituto Art Mesquita, só está sendo possível porque encontrei pessoas que acreditaram em mim e nesse sonho. É muito gratificante e vou dar tudo de mim nesse festival”, relatou Rosana Borges.

Além das coreografias citadas, as bailarinas Livian e Emily Vitória se apresentarão também em dupla, com a coreografia “Das Sombras”; e em trio, com Letícia e a coreografia “Interconecte”.

Segundo a Livian, que é além de aluna, professora e coreógrafa no Art Mesquita, “poder viver essa experiência de levar para fora do Brasil um pouco da nossa arte e do quanto temos ensaiado, representando nossa Cidade, é incrível”, declara.

O Instituto Cia Ballet Art Mesquita surgiu a partir do Projeto Crescendo com Arte e Dança, fundado há seis anos no Studio Ballet Art Mesquita, que inicialmente contava com 20 bolsistas. Com o crescimento do Studio, foi aberto o Instituto e, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, os trabalhos seguem até hoje com vários resultados positivos e realizando sonhos através de aulas gratuitas de diversas modalidades dentro do balé.