Santos

Avançam as obras do Parque Valongo

19/04/2024
Divulgação PMS

Com a área das duas quadras de beach tennis, estrutura do playground, alameda de concreto, píer contemplativo e estrutura das áreas ajardinadas concluídas. A primeira fase do Projeto Valongo, previsto para ser entregue em 30 de junho, está com 60% dos trabalhos concluídos, conforme verificou o prefeito Rogério Santos em vistoria ao local na tarde da última quarta-feira (17).

“Está chegando a hora, muito em breve a primeira fase do Parque Valongo estará pronta. Este armazém está sendo restaurado para ser um espaço multiúso. E já temos quase prontas também as áreas de lazer para as famílias santistas e turistas”, destacou o prefeito.

De acordo com a secretária de Turismo e Economia Criativa Selley Storino, o Parque Valongo é fundamental para a evolução do turismo na cidade. “Certamente, vai se tornar um dos equipamentos mais importantes para atrair visitantes ao Centro Histórico, região que passa por amplo processo de revitalização nos últimos anos”, afirma.

Além disso, Selley, destaca que a mudança do atracadouro para o Centro também é um atrativo importante para os turistas.

O gerente do Projeto Parque Valongo, Felipe Tavora informa que, em outra frente, a recuperação do antigo Armazém 4 também está com estrutura bem avançada, já podendo ser usada para eventos a partir de julho. “Toda a infraestrutura de drenagem e da parte elétrica também foram concluídas”.

O Parque também terá um píer flutuante para recepção de turistas, que será também um pontapé para um roteiro de transporte público municipal hidroviário no futuro. O objetivo do equipamento é incentivar o passeio náutico de santistas e visitantes para incrementar o turismo cultural, histórico e arquitetônico do equipamento.

O píer terá capacidade para 14 embarcações pequenas, servindo também como base para transporte de passageiros. A entrega está prevista para julho, junto com a primeira fase do Parque Valongo. O local funcionará como uma estação hidroviária no coração do Parque Valongo, pronta para receber turistas e moradores locais.

Além de potencializar o turismo na região central da Cidade, outra meta é focar na integração entre a área continental e a área insular. “O que vamos fazer no píer flutuante é uma estação hidroviária com cunho turístico, que também servirá como base para o futuro transporte que faremos por embarcações inicialmente para Caruara, Monte Cabrão e Ilha Diana. Servirá para uma linha futura já planejada para o ano que vem para transporte da ilha continental para área insular”, explicou o prefeito.