Uma solenidade realizada na manhã desta terça-feira, dia 9, na Sala Princesa Isabel, na Prefeitura de Santos, destacou a importância da Revolução Constitucionalista de 1932.
O presidente da Associação dos Combatentes de 1932 – Santos, Edson Santana do Carmo, relembrou um dos fatos mais marcantes da história do País e frisou que os ideais dos heróis do movimento permanecem vivos e são inspiradores para as novas gerações.
Embora derrotados militarmente, os paulistas acabaram vitoriosos com a elaboração da Constituição de 1934.
Valores como a liberdade e democracia, defendidos pelos Combatentes, serão sempre indispensáveis para a construção de uma grande Nação, afirmou Edson Santana em seu discurso.
A solenidade foi presidida pela vice-prefeita de Santos, Renata Bravo, que, a exemplo de Edson Santana, destacou a importância da democracia e da liberdade para a construção de um país mais justo e solidário.
Durante a solenidade, a Associação de Combatentes de 1932 – Santos outorgou medalha comemorativa a personalidades.
O diretor de redação do Jornal da Orla, Edison Carpentieri, recebeu a medalha em nome do jornal.
Utilidade Pública
A Associação dos Combatentes de 1932 de Santos, fundada em 27 de junho de 1958, incentiva o estudo e divulga a história do Brasil, em especial o Movimento Constitucionalista, exaltando todos os fatos e personagens que tiveram relação com o movimento, mantendo as tradições e preservando a memória dos personagens santistas que o integraram.
A Associação também presta assistência aos descendentes dos Combatentes de 1932 e se faz presente em todas as manifestações cívicas da Cidade e do País.