Esportes

Atletas paralímpicos de Santos conquistam ouro em etapa brasileira de atletismo

15/03/2022
Divulgação

Os atletas da Fastwheels/Fupes, Beth Gomes, Daniele Vitória, Vanessa Cristina e Wendel Soares, subiram ao lugar mais alto do pódio na 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo Paralímpico, realizada no domingo (13/3) em São Paulo (Capital).

Beth Gomes (Fupes/Bolsa Atleta Pódio/Time Caixa/Time São Paulo) conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco F52. Medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e dona do recorde mundial da classe F53, a atleta de Santos comemorou mais uma medalha dourada e vê com otimismo a abertura do novo ciclo paralímpico.

“Abrimos a temporada com um resultado maravilhoso, que é uma consequência de todos nossos treinamentos visando o novo ciclo paralímpico. Fiquei muito feliz por mais uma medalha de ouro e só tenho a agradecer à minha treinadora Rosiane Farias, que sempre me motiva e melhora meu rendimento. Creio que chegaremos a Paris 2024 com grandes chances de medalha”, projeta Beth.

Já Vanessa Cristina (Bolsa Atleta Pódio/Time São Paulo/MDL Comércio Exterior/Cellula Mater) foi medalha de ouro nos 100, 1.500 e 5.000 metros da classe T54. Para ela, o resultado na etapa nacional foi surpreendente.

“Fiquei impressionada com a conquista, porque a categoria de 100 metros não é minha especialidade e consegui vencer. Estou feliz demais, pois mostra que estamos no caminho certo. Se Deus quiser, estarei nos Jogos Paralímpicos de Paris”, ressaltou a atleta, hoje top 5 do Circuito Mundial de Maratonas.

Ainda pela etapa nacional, Daniele Vitória venceu na categoria 100 metros da classe T54, enquanto Wendel Soares foi ouro nos 1.500 e 5.000 metros da mesma classe. Para o treinador da equipe santista, Eduardo Leonel, o desempenho de seus atletas foi de grande relevância, elevando o time de Santos na classificação geral.

“Nossos atletas conquistaram marcas significativas nesta primeira etapa. A equipe ficou no top 3 das provas de campo, além de top 5 das cadeiras de pista e entre as dez melhores no quadro de medalhas. Foi uma excelente estreia na temporada”, avaliou o treinador.

Os representantes de Santos voltarão a competir em breve. Beth Gomes participa do Desafio CBAt x CPB (Confederação Brasileira de Atletismo e Comitê Paralímpico Brasileiro) que acontece de 31 de março a 3 de abril. Já Vanessa embarca para a França no dia 4 de abril, onde disputará a Maratona de Paris 2022.