Saúde

Ataques cardíacos ocorrem com mais frequência na segunda-feira

14/07/2023
Freepik

Segunda-feira é o dia da semana em que o risco de ter um ataque cardíaco é maior. É o que montra uma pesquisa apresentada na conferência da Sociedade Cardiovascular Britânica (BCS – Sigla em inglês) em Manchester (Inglaterra).

O estudo analisou dados de mais de 10,5 mil pacientes internados devido a infarto coletados entre 2013 e 2018 em hospitais e identificou na segunda-feira um pico de casos de infartos na forma mais grave, o Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do segmento ST, em análises na Irlanda e Irlanda do Norte.

“Existem diversas teorias sobre o que pode gerar esse tipo de aumento de casos em um dia específico da semana”, explica o cardiologista Roberto Yano. “Uma das teorias é a alteração no ciclo circadiano, que regula o sono e vigília do corpo, e que pelas mudanças abruptas de rotina durante dias da semana e finais de semana, pode ficar desregulada. Outra questão é do estresse que geralmente aumenta na segunda-feira, o que pode gerar uma exacerbação do sistema nervoso simpático, aumentando a pressão arterial e a frequência cardíaca”.

O especialista alerta que não se pode colocar a culpa no dia da semana exclusivamente, já que a saúde cardíaca depende de vários fatores, que vão do histórico familiar ao hábito alimentar. “É importante realizar o acompanhamento médico de rotina, ter um estilo de vida saudável, alimentando-se bem, praticando exercício físico regular e controlando ao máximo o estresse, além de dormir bem”, recomenda.