Significados do Judaísmo

As várias identidades religiosas do Judaísmo

17/11/2022
As várias identidades religiosas do Judaísmo | Jornal da Orla

Os judeus praticantes se identificam com um dos quatro subgrupos: Haredim, Datiim, Hilonim e Masortim. Cada grupo tem seus próprios estilos de vida, círculos sociais distintos e formas de ver a sociedade em que vivem.

HAREDIM
Os haredim, comumente chamados de ultraortodoxos, levam seu nome da palavra hebraica hared – aquele que treme diante da palavra de Deus. De acordo com uma pesquisa de 2016, aproximadamente 8% dos adultos israelenses se identificam como Haredi e, das quatro correntes, eles são os mais devotos, com quase todos os adultos acreditando na importância da religião em todos os aspectos da vida. vida. O grupo conta com o conselho de seus rabinos para orientá-los em decisões importantes, como e com quem devem se casar, onde devem morar e se devem trabalhar ou estudar.

Comunidade muito unida, os Haredim convivem ou se casam dentro de seu próprio subgrupo – casamentos arranjados são bastante comuns – e evitam o contato com o mundo secular, preferindo não assistir televisão ou usar a internet. Eles têm suas próprias sinagogas, yeshivot e organizações comunitárias. Eles se vestem de forma conservadora e modesta, privilegiando vestidos, saias longas e perucas (se forem casadas) para as mulheres, e grandes solidéus pretos, chapéus pretos ou chapéus de pele conhecidos como shtreimels para os homens.

A cultura Haredi tem em alta consideração os homens que dedicam suas vidas ao estudo do texto talmúdico em instituições conhecidas como yeshivas e kollels, e o governo incentiva o estudo da Torá pagando-lhes uma pequena bolsa. No entanto, é prática comum as mulheres trabalharem para sustentar suas famílias.

DATI
Dati, originário do hebraico moderno, significa ortodoxo moderno ou religioso. Embora os membros do grupo Dati sejam tão religiosos quanto os Haredim, eles não se opõem à ideia de se integrar à sociedade moderna e trabalhar em empregos seculares. Quase todos eles acreditam na existência de Deus.

Assim como os Haredim, sua comunidade segue a lei judaica ao pé da letra. Eles observam o Shabat, estudam a Torá, são kasher e se vestem modestamente como os Haredim, mas os homens usam gorros e as mulheres cobrem os cabelos se forem casados, embora não necessariamente com uma peruca.

Os Datiim valorizam a carreira, o sucesso e as viagens pelo mundo, e os homens são mais propensos a servir nas forças armadas israelenses do que os Haredim.

Mas, nos últimos anos, a linha entre haredi e ortodoxos ficou turva. Muitos judeus ortodoxos modernos são cada vez mais rigorosos em sua adesão à lei judaica e expressam um sentimento crescente de alienação da cultura secular mais ampla. Alguns estudiosos até se referiram à tendência como a “haredização” da Ortodoxia, e alguns acreditam que a Ortodoxia Moderna está essencialmente morta.

A ortodoxia hoje é mais estritamente observadora e melhor educada do que em qualquer outro momento desde antes da destruição dos judeus da Europa Oriental durante o Holocausto. Crianças em famílias ortodoxas estão mantendo e aumentando sua fidelidade ao judaísmo tradicional e um número crescente de judeus não-ortodoxos estão se sentindo atraídos pela ortodoxia.

MASSORTI
Os Masortim, cujo nome se traduz como ‘tradicional’, eles mantêm as visões mais diversas entre os grupos e vivem entre os limites dos ensinamentos ortodoxos e seculares, portanto, embora possam não estar totalmente em conformidade com as práticas religiosas, são mais propensos a seguir as leis e tradições judaicas em comparação com os judeus seculares. Eles evitarão alimentos não kasher, observarão a separação de leite e carne na cozinha e participarão de eventos tradicionais como bar mitzvah e brit milah. Os homens nem sempre usam kipá diuturnamente e, se usam, é principalmente no Shabat e durante as festas judaicas.

Enquanto os outros três grupos judaicos costumam ter opiniões fortes de um lado ou de outro sobre muitas questões relacionadas à religião e à vida pública, os Masortim geralmente são muito mais divididos.

Por exemplo: enquanto os Haredim e Datiim estão unidos em suas visões de não usar o transporte público durante o Shabat, os Masortim estão divididos sobre a questão. Eles também são mais propensos a se casar fora de seu grupo e manter laços estreitos com os outros subgrupos – “menos da metade dos amigos íntimos do Masortim são de seu próprio grupo”

HILON
Os Hilonim são o maior grupo judeu em Israel, compondo quase metade dos judeus israelenses. À medida que o número de imigrantes de países europeus aumentou, também aumentou o número de judeus seculares em Israel.

Seu nome vem da palavra hebraica hulin, que significa secular ou mundano. Embora a maioria deles compartilhe uma visão secular e considere o judaísmo como uma tradição, cultura e ancestralidade, e a maioria da comunidade tem certeza de sua crença em Deus. Eles observam o Chanucá e participam das celebrações de Pessach, mas as consideram eventos culturais e não religiosos.

Os Hilonim se chocam com os Haredim pela falta de participação destes nas Forças de Defesa de Israel e por apoiarem o fechamento de lojas durante o Shabat. Os Hilonim também tendem a se casar com alguém de seu grupo e socializar com pessoas que compartilham seus pontos de vista.

Embora os Hilonim tenham orgulho de serem judeus e acreditarem em um estado judeu, dizem que se consideram israelenses em primeiro lugar e judeus em segundo.

Atualmente, o estilo de vida judaico se tornou mais fácil do que nunca. A riqueza que a maioria dos judeus alcançou – juntamente com a mudança das normas sociais – torna o trabalho no Shabat menos necessário. A abundância de comida kasher nos supermercados em todo o mundo facilita a observância das leis dietéticas, e o crescimento de restaurantes kasher em muitas cidades reduz a inclinação entre muitos judeus ortodoxos de comer em estabelecimentos não kasher. A publicação de livros religiosos e CDs está prosperando e uma indústria de produtores de itens judaicos parece tornar a observância cada vez mais simples, com inovações como uma sucá instantânea, utensílios de cozinha adequados ao Shabat e comida kasher de Páscoa, de pizza a barras de granola e pães de hambúrguer.

Devemos mencionar que, entre estas quatro correntes, ainda há subgrupos internos, como exemplo a religião sionista, os naturei karta, os judeus budistas e vários outros.

Como diz o ditado: se houver dois judeus numa ilha deserta, haverá três sinagogas diferentes.

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