Você sabe o que é um VUC? VUC é a sigla para Veículo Urbano de Carga, uma categoria de caminhões semileves e leves que não demandam CNH categoria D e estão aptos para realizar entregas nos grandes centros. As principais características físicas de um Veículo Urbano de Carga são o comprimento máximo de 6,30 m e a largura de 2,20 m. Essas características permitem que os veículos circulem em vias onde há restrição para caminhões maiores.
Cidades grandes como São Paulo têm as Zonas Máximas de Restrição à Circulação (ZMRC) e as Zonas de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), onde caminhões grandes são proibidos de circular. Por isso os VUCs são tão eficientes na distribuição nessas praças, além de serem mais fáceis de manobrar e estacionar.
Esse tipo de veículo por terem dimensões reduzidas também reduzem o tempo de entrega e coleta de mercadorias. Outra vantagem é que por serem mais leves, consomem menos combustível.
Eles também têm boa capacidade de torque. Esse quesito costuma ser muito relevante nas cidades grandes e para a circulação nas avenidas, por exemplo, em que é necessário ter rapidez para sair quando o semáforo abre e não interromper o trânsito.
Claro, nem tudo é perfeito e os VUCs também tem algumas desvantagens. Por sua baixa capacidade de carga, até 2500k dependendo da configuração, eles transportam menos produtos por viagem, o que pode exigir mais viagens ou uma frota maior para atender a demanda.
Para quem trabalha com entregas nos grandes centros urbanos, os VUCs certamente são a melhor opção para organizar essa logística, por sua agilidade e baixo custo operacional. Eu fico por aqui, até a próxima!
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço