Significados do Judaísmo

As Filhas de Rashi, fatos ou mitos

11/01/2023
As Filhas de Rashi, fatos ou mitos | Jornal da Orla

Quando as principais editoras de livros lançaram uma guerra de lances por “Rashi’s Daughters” – a série de romances históricos de Maggie Anton, sobre as filhas do famoso rabino medieval francês e comentarista da Torá e do Talmud – ninguém ficou mais surpreso do que a própria autora.

O rabino Shlomo Yitzchaki, conhecido coloquialmente como “Rashi”, foi o comentarista por excelência da Torá e do Talmud. Nascido em Troyes, no norte da França, em 4801 (1040 EC), ele descendia de ambos os lados de famílias influentes. Ele estudou em Worms, Alemanha, sob algumas das principais autoridades rabínicas de seu tempo e estabeleceu uma Yeshiva em Troyes que estava destinada a se tornar um dos principais disseminadores da tradição Ashkenazi. Após a destruição dos centros judaicos alemães pelos cruzados, Rashi estabeleceu na França como a capital da Torá para os judeus Ashkenazi. Ele morreu em Troyes em 4865 (1105 EC).

As filhas de Rashi eram as três filhas – filhas únicas- do estudioso talmúdico medieval, Rashi e sua esposa Rivka. Suas três filhas foram Yocheved, Miriam e Rachel (séculos 11 a 12). Cada uma delas se casou com os melhores alunos de seu pai e foram as mães dos líderes da próxima geração de estudiosos talmúdicos franceses. Quase todas as dinastias rabínicas Ashkenazi remontam a Yocheved ou Miriam, e a maioria dos tosafistas (autoridades que criaram uma compilação da lei oral judaica do final do século II, o período da Mishná) eram descendentes recentes das filhas de Rashi.

Todos nascidos em Troyes, na França, seus descendentes habitaram a Alemanha, a França e a Itália no início do século 11 ao 15, com a maioria se mudando posteriormente para a Europa Oriental, onde estabeleceram várias dinastias rabínicas notáveis.

As duas filhas sobre as quais algumas informações são conhecidas são Miriam e Yocheved. Ambas se casaram com grandes estudiosos da Torá e geraram e criaram os líderes indiscutíveis do judaísmo Ashkenazi. Yocheved casou-se com o rabino Meir ben Shmuel, um dos pupilos de Rashi, e eles tiveram quatro filhos famosos: Yitzchak (“Rivam”), Shmuel (“Rashbam”), Shlomo, o gramático, e o mais novo e famoso, Yaakov (“Rabbeinu Tam”). Miriam casou-se com Yehudah ben Nathan (“Rivan”), que terminou o comentário de Rashi. Rashi parece ter tido outra filha, Rachel, e uma quarta filha que morreu jovem.

Enquanto Rashi é justificadamente celebrado por seus comentários sobre a Bíblia e o Talmud, poucos judeus sabem que foi sob sua autoridade e de seus colegas Ashkenazi que as mulheres judias na França medieval gozavam de poder sobre suas próprias vidas, que suas irmãs sefarditas no chamado “Idade de Ouro” da Espanha só poderia imaginar. Eram os dias em que os judeus desfrutavam do monopólio do comércio de longa distância, muitos viajando até o Levante. Comerciantes judeus tornaram-se visitantes bem-vindos às propriedades francesas, comprando os produtos excedentes das propriedades e vendendo-lhes mercadorias importadas. Por necessidade, as esposas judias assumiam as responsabilidades de administrar a casa e administrar os negócios da família enquanto seus maridos estavam fora.

Embora não haja evidências de que alguma das filhas de Rashi usava tefilin, esse mito persiste e é encontrado em várias fontes impressas. Em seu livro, Life on the Fringes, a Dra. Haviva Ner-David cita a “tradição” das filhas de Rashi de usar tefilin como um precedente. Da mesma forma, um artigo publicado no Journal of Jewish Music and Liturgy menciona que as filhas de Rashi usavam tefilin.

Mesmo antes de Rashi nascer, as mulheres judias já eram beneficiárias de éditos de Rabeinu Gershom, que lhes davam um poder inédito no casamento. Estes proibiam um homem de tomar uma segunda esposa e se divorciar de sua esposa sem o consentimento dela. Além disso, uma mulher era autorizada a iniciar o divórcio e receber um get (get ou gett é um documento na lei religiosa judaica que efetua o divórcio entre um casal judeu) e os mercadores judeus davam às suas esposas um get condicional quando partiam em uma viagem, para protegê-las de se tornarem agunot (esposa acorrentada).

Maggie Anton, a romancista que escreveu 3 novelas, cada uma relacionada a 1 filha de Rashi, fez uma ampla pesquisa, e afirma ter se apaixonado pelo Talmud. Ela disse numa entrevista: “Tornou-se minha paixão. Até então, meu único conhecimento do Talmud consistia em ter lido The Chosen de Chaim Potok”, disse Anton ao NJJN.”

O casamento não era a única arena em que uma mulher judia Ashkenazi se afirmava. Muitas procuraram aumentar sua participação ritual cumprindo aquelas obrigações rituais que, de acordo com a Mishná, as mulheres não eram obrigadas a cumprir-mitzvot aseh she-hazeman gama, os “mandamentos positivos com prazo determinado”.

Exemplos mais evidentes incluíam tocar e ouvir o shofar (em Rosh Hashaná), e sacudir o lulav e habitar na sucá (em Sucot). Outros, talvez menos óbvios, seria a recitação o Shemá (dito pela manhã e à noite) e usar tefilin ou tsitsit (usados durante o dia).

Nas terras sefarditas, essas isenções rituais tornaram-se proibições absolutas, mas as mulheres da comunidade de Rashi não apenas insistiam em cumprir essas mitzvot das quais estavam isentas, mas também queriam dizer as bênçãos para elas. O professor de Rashi, o rabino Isaac Halevi, ensinou que “não impedimos as mulheres de dizerem a bênção sobre lulav e sucá… já que ela cumpre a mitzvá, ela não pode fazê-lo sem a bênção”. É interessante que eles usem a frase “nós não impedimos as mulheres” em vez de “mulheres são permitidas”. Isso sugere que as mulheres assumiram essas mitzvot e insistiram em recitar a bênção também.

O Talmud relata que Michal, esposa do rei David, usava tefilin, embora haja relatos conflitantes no Talmud Bavli e Yerushalmi sobre como seus contemporâneos viam isso. Há documentação indicando que Hannah Rachel Webermacher, a famosa “Donzela de Ludmir”, que foi uma líder chassídica polonesa do século XIX, usava tefilin.

Se as mulheres são realmente proibidas de usar tefilin, como poderia Michal bat Saul usar tefilin? O Kaf HaChaim (OC 38:9) cita uma sugestão criativa do Yafe l’lev. Ele sugere que Michal sabia que ela possuía uma “alma masculina” reencarnada. Ele propõe que isso também explica sua esterilidade.

Quanto à Rashi, cujas próprias filhas aprenderam o Talmud e a Torá, estava entre os muitos rabinos que obrigaram um homem a ensinar a sua filha aqueles textos relativos às mitzvot, pois “caso contrário, como ela pode cumpri-los adequadamente?” Infelizmente, essa era de ouro para as mulheres medievais Ashkenazim durou pouco. Quando a Peste Negra varreu a Europa, as pessoas responsabilizaram as bruxas, o que maculou todas as mulheres instruídas e orgulhosas. Levaria quinhentos anos antes que as mulheres judias alcançassem novamente as alturas que atingiram na época de Rashi.

Em relação às filhas de Rashi, pode-se argumentar que ausência de evidência não é evidência de ausência. No entanto, como a noção das filhas de Rashi usando tefilin aparece apenas nos escritos do final do século XX, e improvável citação em nenhum lugar antes disso, isso indicaria que é, de fato, um mito.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.