Meio Ambiente

Arte no Dique capacitará jovens para diminuir lixo no mar em Santos

19/04/2022
Divulgação

O Programa Beco Limpo, que tem o objetivo de reduzir a quantidade de lixo no mar em Santos, foi lançado oficialmente na segunda-feira (18/4), na sede do Instituto Arte no Dique, no Rádio Clube. Os primeiros 25 alunos do projeto, que receberão bolsa-auxílio pela atuação nas comunidades, foram recepcionados por autoridades municipais.

Os participantes terão aulas em quatro dias da semana, onde aprenderão desde o cultivo de plantas à reutilização de materiais, além de se tornarem multiplicadores de conhecimento socioambiental para toda a comunidade. O objetivo é que os jovens transformem os hábitos dos moradores dos bairros Vila Gilda, Vila dos Criadores e São Manoel, região de palafitas, a fim de diminuir o descarte de resíduos sólidos no mar.

“Esse projeto surgiu da análise e diagnóstico do lixo que aparecia nas praias, onde constatamos que boa parte tinha origem nas palafitas. Então nós buscamos uma alternativa de trabalhar na fonte, ou seja, desenvolver essa consciência coletiva, esse sentimento ambiental na população para atuarem na preservação do mangue. Dessa maneira, também evitamos a poluição através do canal do estuário até a praia”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente (Semam), Marcos Libório.

Durante a cerimônia, o prefeito Rogério Santos destacou que a atuação dos alunos será de extrema importância não só para as comunidades, mas para o planeta, visto que o problema do lixo do mar é uma preocupação mundial. “Ninguém faz nada sozinho e vocês, juntos, se tornarão verdadeiras lideranças que terão a capacidade de transformar esse mundo. A transformação se faz pela cultura e, hoje, o Arte no Dique é a casa dessa mudança, de onde vocês disseminarão a cultura do Meio Ambiente”.

O presidente do instituto, José Virgílio Leal de Figueiredo, se emocionou durante o discurso, enquanto falava sobre a concretização de um sonho. “Estamos muito felizes. A expectativa é muito grande, pois é mais um salto que marca os 20 anos do Arte no Dique. É um verdadeiro presente que estamos recebendo”. Ele agradeceu à Prefeitura pela parceria e ao Ministério Público, que investiu 1,8 milhões de reais, provenientes de multas ambientais.

O Programa Beco Limpo tem o objetivo de contribuir com a educação ambiental, autogestão de resíduos sólidos, engajamento social e geração de renda na região das palafitas de Santos. Por meio do projeto, jovens de 16 a 22 anos disseminarão conhecimento sobre preservação ambiental em meio aos moradores, como agentes comunitários de meio ambiente, recebendo bolsa-auxílio de R$ 400,00.

“Nosso objetivo é envolver boa parte da comunidade por meio desses multiplicadores no conceito de conservação ambiental. Disseminaremos boas práticas, informações sobre descarte correto do lixo, hábitos saudáveis em casa, preservação do meio ambiente, entre outros conceitos. Essa parceria é apenas uma das ações dentro da estratégia de redução de resíduos sólidos nas praias de Santos”, explicou o secretário da pasta de Meio Ambiente.