Baixada Santista Cultura

Arte Drag por cores e resistência

14/03/2024
Divulgação Dragzilla

O festival “Dragzilla: Grandona pra Caramba!” agita os finais de semana da Baixada Santista

Com o intuito de celebrar e divulgar a arte LGBT, Santos e Guarujá contam com apresentações vibrantes e cheias de significado durante o mês de março, no festival “Dragzilla: Grandona pra Caramba”. Idealizado pelo santista Fabrício Dias, o evento promove uma imersão na cultura drag, oferecendo variedade de atividades gratuitas.

Organizado por ativistas locais, o festival busca não apenas promover a arte drag, mas também conscientizar e normalizar a presença e a voz da comunidade em espaços tradicionalmente hostis.

Ariella Plin, curadora, instrutora e performer do evento, destaca a importância da expressão artística drag como um ato de resistência contra a marginalização. “O litoral, ainda que seja promissor em muitos aspectos, tem muito conservadorismo. Trazer drags, principalmente feitas por pessoas trans e travestis para locais e horários fora do esperado, traz a normalização da linguagem artística e de pessoas LGBT”, afirma.

O projeto, que conta com o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e realizado pelo coletivo Marsha, uma organização política LGBT, tem como objetivo apresentar o recorte político do fazer drag.  “Não é um evento só de arte, um evento só de performance, tem também a questão política, através de exibições de documentários, palestras e oficinas”, complementa Fabricio Dias.

Ainda de acordo com o idealizador, o festival é fruto de uma pesquisa acadêmica sobre cultura drag realizada por ele e seus colegas durante a graduação em Comunicação Social, em 2016. “A gente fez uma pesquisa bem aprofundada sobre a história drag, nela podemos constatar que a história da drag está intimamente ligada na formação política da comunidade lgbt, as drags foram personagens emblemáticas no meio LGBT”, explica.

Ao longo dos cinco dias, o público poderá participar gratuitamente de uma série de atividades sociais, culturais e educativas, incluindo palestras, rodas de conversa, oficinas de maquiagem e performance, além de exibições de documentários e apresentações de artistas locais. A entrada para todas as atividades é solidária, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado à Associação Cultural Estrela do Oriente.

 

Confira a programação do festival Dragzilla:

15/3 (sexta-feira), às 19h

Oficina: Técnicas de Performance para Iniciantes

Local: Universidade São Judas Tadeu – Campus Unimonte

Inscrições aqui

 

22/3 (sexta-feira), às 18h

Exibição do documentário ‘Põe a cara no sol’, roda de conversa com os realizadores e apresentações artísticas

Local: Espaço Marielle Franco – Rua Xavier Pinheiro, 281, Vila Mathias, Santos

 

23/3 (sábado), às 18h

Exibição da websérie ‘Põe a cara no sol’, roda de conversa com os realizadores e apresentações artísticas

Local: Espaço Marielle Franco – Rua Xavier Pinheiro, 281, Vila Mathias, Santos.

 

29/3 (sexta-feira), às 18h

Exibição do documentário ‘Flor da Idade’, roda de conversa com os realizadores e apresentações artísticas

Local: Associação Estrela do Oriente – Avenida Atlântica, 733, Sítio Pae Cará, Vicente de Carvalho

 

30/3 (sábado), às 18h

Exibição do curta-metragem ‘Além do Respeito’, roda de conversa e apresentações artísticas

Local: Terreiro Nzo Tumbasi – Rua Leonor da Silva Quadros, 193, Canto Galo, Guarujá