O Programa Habitacional Risco Zero vai atender mais de 400 famílias que vivem em áreas de risco em Praia Grande. A iniciativa já identificou 11 áreas com alto risco de alagamento e segue orientando os moradores para que busquem outros imóveis em áreas regulares por meio do Programa Bolsa Moradia.
A principal preocupação do programa que mapeia áreas de risco em Praia Grande são as condições de vida dos moradores. Esses locais são classificados pelo Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil como áreas de alto risco de inundação e, por isso, não podem ser atendidas com regularização fundiária. Além disso, a maioria dessas áreas também são de preservação ambiental.
“O Programa Habitacional Risco Zero busca proporcionar mais segurança e qualidade de vida às famílias que moram em áreas frequentemente afetadas por enchentes. Primeiramente, as famílias são atendidas com o Programa Bolsa Moradia e, posteriormente, serão atendidas com uma moradia. Além disso, as ações do Programa são importantes para a organização do território e proteção do meio ambiente a partir da desocupação e proteção das áreas inadequadas para habitação”, comentou o secretário de Habitação, Anderson Mendes.