Na segunda-feira (1º/5), a Coordenadoria de Vigilância em Saúde confirmou o primeiro caso de Arcturus, subvariante da covid-19. O paciente, um homem de 75 anos, apresentou sintomas de síndrome gripal e febre persistente no início de abril, na capital de São Paulo.
De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, ele possui comorbidades. Apesar disso, o esquema vacinal do paciente está completo, incluindo a dose bivalente da Pfizer. A pasta municipal informa ainda que a arcturus não apresentou gravidade nem aumento nos casos em São Paulo.
Sintomas da subvariante Arcturus
Os principais sintomas são irritação nos olhos (parecida com conjuntivite), tosse seca e febre. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já monitora a arcturus. O primeiro caso ocorreu no início do ano na Índia e, hoje, a variante é a principal cepa transmissora de covid-19.
Vacinação
Dessa forma, completar o esquema de vacinação contra a covid-19 é a melhor forma de prevenir a evolução e casos graves da doença. A cidade de Santos disponibiliza os imunizantes, inclusive a dose bivalente, para o público a partir dos 45 anos, além dos grupos prioritários, como idosos, acamados, pessoas que vivem e que trabalham em instituições de longa permanência, com deficiência, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e quilombolas.