Santos

Aquário de Santos realiza passeios noturnos

20/01/2025
Marcelo Martins

“Peixes são mais do que legais, são maneiros.” A empolgação de Mario Gatti, de 7 anos, ao apontar com olhinhos curiosos para os tanques de espécies marinhas, não era por menos: o pequeno, assim como outras 60 pessoas, participou da primeira visita noturna ao Aquário (Ponta da Praia) do ano, na sexta-feira (17). Durante a noite, a educação ambiental foi o tema principal da atividade, sempre um sucesso no equipamento.

A monitoria, que inclui a história do Aquário, curiosidades sobre a proteção e conservação de espécies no local, além de fatos divertidos sobre animais marinhos, é a primeira etapa do passeio realizado sempre nos meses de janeiro e julho, durante as férias escolares. No bate-papo, a criançada ficou surpresa ao saber que tubarões são capazes de nadar enquanto dormem, como uma forma de autodefesa, e caiu na gargalhada ao ouvir os nomes das espécies moreia banana, tubarão-gato e peixe-palhaço — ou Nemo, para os adultos que sentiram nostalgia ao ver a imagem do peixe, e para as crianças, que logo lembraram do filme favorito da Disney.

Mas toda a admiração de Mario foi, sem dúvidas, destinada à moreia, habitante de um dos 33 tanques. “Elas são bonitas e grandes, quase do tamanho da minha mãe. Moreia é o meu animal favorito”, afirmou o pequeno, que ficou espantado ao saber que algumas espécies dormem com um dos olhos abertos ou são inquietas durante a noite. “Eu sou como elas, porque falo enquanto durmo”, brincou.

A noite ficou ainda mais empolgante durante o passeio, quando o público, dividido em dois grupos, saiu para conhecer os tanques com cenografias que representam os habitats naturais dos animais, como costão rochoso, praia arenosa, recife de corais, tanque oceânico, entre outros.

Bagres, raias, pinguins e o famoso atobá, resgatado em 2022, fizeram a alegria da garotada. Com apenas a luz dos celulares, todos ficaram atentos para ouvir as curiosidades e orientações dadas pelos educadores ambientais Ingrid da Costa e Richard Persaud.

“Nós, que estamos levando informação e educação ambiental ao público, sabemos da importância da atividade, uma vez que só quem conhece pode proteger os animais e suas particularidades. Então, quando as pessoas veem as espécies dormindo e conhecem as necessidades de cada uma, isso gera uma sensibilização e um retorno significativo. Temos casos de participantes que, após nos visitarem, passaram a cursar Biologia”, revelou Richard.

Para a mãe do pequeno Mario, Vanessa Gatti, de 41 anos, a atividade traz uma nova perspectiva sobre o Aquário. “É uma maneira diferente de ver o trabalho que é realizado pela equipe e como os peixes vivem. A gente sempre vem conferir os tanques e, a cada visita, é uma aventura nova.”

Animais de hábitos noturnos são aqueles que apresentam comportamento mais ativo durante a noite, reduzindo o metabolismo durante o dia e podendo se abrigar em esconderijos, como pedras e areias, na hora de dormir.

O Aquário de Santos está localizado na Praça Vereador Luiz La Scala, s/nº (Ponta da Praia). O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 18h (bilheteira fecha às 17h30). O ingresso custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Menores de 7 anos e maiores de 65 anos têm entrada gratuita; há 50% de desconto para estudantes e professores, mediante apresentação de documento. Crianças de 8 a 12 anos também pagam meia-entrada.