Meio Ambiente Santos

Aquário de Santos devolve três tartarugas à vida no mar

27/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Três tartarugas-verdes voltaram ao mar, na quinta-feira (26/5), depois de passarem mais de um ano em tratamento no Aquário de Santos. Elas foram soltas no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, que fica a praticamente 40 quilômetros da costa. Elas foram levadas por uma equipe do parque, que estava responsável pelo tratamento dos animais.

As tartarugas ganharam o nome de Zefa, Mel e Lilica. Elas foram diagnosticadas com fibropapilomatose, caracterizada pela presença de diversos tumores em partes moles, explica o veterinário do Aquário, Gustavo Dutra.

“É uma doença viral, se caracteriza pela formação de tumores nas partes moles das tartarugas, pescoço, olhos. A poluição pode acabar contribuindo para que a doença se manifeste”, explica o veterinário.

Os animais passaram por cirurgia para a retirada dos tumores, que chegaram a cobrir quase 75% do corpo. Após a fase de recuperação, puderam ser devolvidos ao mar, seu habitat natural. “Quando verificamos que os tumores não retornaram, pudemos planejar a soltura dos animais”, acrescenta o veterinário.

Os animais receberam anilhas do Projeto Tamar antes de serem lançados ao mar. “Elas têm um padrão internacional. Isso é importante para se fazer o manejo. Em cada anilha, no Brasil, está marcado um número de telefone e endereço do Projeto Tamar, em Salvador. Todas as informações de animais encontrados, vivos ou mortos, se concentram lá”, explicou Gustavo.

Confira galeria de fotos com o momento da soltura