Porto

APS promove campanha de conscientização sobre controle de pombos

28/11/2023
Divulgação/APS

A Autoridade Portuária de Santos (APS) promoveu, nesta segunda-feira (27/11), uma panfletagem e abordagem pessoal com os trabalhadores que atuam na margem direita do Porto de Santos, para conscientizar sobre a necessidade do controle de pombos na área portuária.

A equipe da APS buscou privilegiar as ações de conscientização nos locais onde ocorrem operações com granel vegetal sólido, que são fonte de alimentos para aquelas aves. OS trabalhadores recebem um folheto explicativo e receberam orientações, que enfatizaram a importância do controle de pombos e como isso depende do esforço coletivo.

A campanha de educação ambiental com os trabalhadores portuários percorreu a região entre Ponta da Praia e Outeirinhos, em Santos. 

A APS mantém, como condicionante da Licença Ambiental do Porto de Santos, o Programa de Monitoramento e Controle de Fauna Sinantrópica Nociva, que visa controle e monitoramento de animais que interagem de forma negativa com a população humana, causando riscos à saúde pública e transtornos de ordem econômica ou ambiental. Visa reduzir a população de animais sinantrópicos (aqueles que convivem com o ser humano), evitando, assim, a transmissão de doenças, acidentes e transtornos aos colaboradores. O Programa possui cinco subprogramas: Controle de Pombos; Controle de Roedores; Controle de Culicídeos (mosquitos); Controle e Vigilância de Outros Vetores e Animais Peçonhentos; e Controle de Animais Domésticos.