Porto

APS indica advogado André Bonini para gestor interino do Porto de Itajaí

07/01/2025
APS

A Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa responsável pela infraestrutura pública dos Portos de Santos e Itajaí, indicou para superintendente interino do porto catarinense o advogado André Leme da Silva Fleury Bonini, superintendente da chefia de gabinete da APS. A indicação foi aceita e oficializada nesta segunda-feira (06) pela Prefeitura de Itajaí.

Bonini está na APS há pouco menos de um ano e, desde a decisão do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) de passar a gestão do Porto Organizado de Itajaí para a APS, foi designado pelo presidente da APS, Anderson Pomini para atuar na transição da administração: “O Bonini é uma pessoa da minha confiança e conta também com o apoio do ministro Sílvio Costa Filho para esta missão”, afirma Pomini.

A nomeação pela Prefeitura de Itajaí se deve ao Convênio Operacional firmado entre a Superintendência Portuária de Itajaí, autarquia municipal gestora do Porto até 2024, e APS, pela qual as duas equipes passam a atuar conjuntamente nos levantamentos necessários à transição, manutenção de pessoal e empregos, contratos administrativos e licenças diversas de operação.

A indicação de Bonini é de caráter técnico, pois há necessidade de nomeação de gestores para o Porto, uma vez que, com o fim da administração municipal, os então responsáveis foram exonerados e vários contratos ficaram sem gestão. A indicação dos novos profissionais é necessária para evitar a paralisação de obras e de serviços necessários para o adequado funcionamento da atividade portuária em Itajaí.

A APS assumiu a gestão do Porto de Itajaí no último dia 02 de janeiro, e instituiu uma Comissão de Transição, composta por três superintendentes do Porto de Santos e liderada pelo Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da APS, Gustavo Salvador Pereira, que terá papel fundamental no desenvolvimento das ações portuárias em conjunto com a equipe da SPI, sendo responsável por acompanhar os procedimentos estratégicos, táticos e operacionais, bem como para administrar eventuais intercorrências.

A APS é responsável pela administração e gestão financeira do Porto de Itajaí e irá repassar valores para pagamento dos empregados da SPI.