Saúde

Aprenda a fazer um sorvete saudável

01/02/2024
Depositphotos

Uma paixão mundial para amenizar o calor, o sorvete é uma sobremesa que agrada a todos os gostos. Seja doce, azedinho, de frutas, chocolate, gourmet ou popular, todo mundo tem um sorvete favorito guardado no coração. Mas nem tudo são flores, a sobremesa é repleta de gordura trans, conservantes e açúcares que podem desencadear doenças se consumidos em excesso.

Dessa forma, uma opção mais saudável é a melhor pedida para quem pretende manter os níveis indicados dos nutrientes e até mesmo ‘meter o shape’ para o verão. A nutricionista Paloma Popov, do Centro Universitário de Brasília indica a fabricação caseira de sorbets, que nada mais são sorvetes a base de fruta e água.

Para aqueles que gostam de um sorvete um pouco mais cremoso outra opção é processar a fruta com iogurte natural. Produzido pela fermentação bacteriana do leite, o emulsificante natural é rico em cálcio, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais. A especialista alerta que o iogurte natural comprado no supermercado deve ser puro, sem conter outro ingrediente no rótulo. “É possível fazer um iogurte natural em casa, a partir do aquecimento do leite pasteurizado, com a adição de um ácido, como o limão, por exemplo, gerando a coagulação da proteína. A partir da famosa “coalhada”, podemos inserir sabor, com raspas de coco, mel ou leite de coco, com o uso do liquidificador”, detalha.

Os picolés também funcionam com alternativas naturais e saudáveis. Paloma Popov destaca que a sobremesa pode ser feita à base de água e fruta. Ela acrescenta o fato de o picolé ser um clássico de dinâmicas culinárias com as crianças nas férias, preenchendo forminhas coloridas, com ingredientes nutritivos. “Podemos utilizar os sabores que as crianças gostam, como o chocolate e de frutas em geral. Outra dica é evitar frutas que são compostas por muita água, como melão, melancia e mamão”.

Confira a receita e prepare seu sorvete saudável em casa:

SORVETE DE BANANA COM IOGURTE

Rendimento: +ou- 400g

Ingredientes

4 Bananas (médias) Maduras (pode ser banana prata)

400g de Iogurte Grego (ou 2 potinhos)

1 Colher (sopa) de Mel

 

Passo a passo

– Pique bem as bananas e triture no liquidificador ou processador.

– Junte o iogurte grego e o mel e bata bem até formar um creme liso e homogêneo.

– Coloque em um recipiente que possa ir ao freezer e deixe congelar (isso deve demorar pelo menos 2 horas).

– Retire do freezer 20 minutos antes de servir para dar uma leve derretida e sirva!